Adeus a Maggie Smith: Uma Lenda do Cinema

Uma das despedidas mais inesperadas de 2024, apesar idade avançada, foi a de Maggie Smith, anunciada hoje pela família. Aos 89 anos, a causa não foi imediatamente anunciada.

Vencedora de um Oscar de Melhor Atriz, por A Primavera de Uma Solteirona ela era respeitada nos palcos, nas telas e na TV com igual reverência, merecida, aliás. Seu humor mordaz, sua irritação com estrelato ou pouco profissionalismo são lendários, inclusive transportados para suas personagens com frequência. Ela sabia antecipadamente que seria inevitável que seu legado fosse marcado por duas personagens pelo qual seu apreço era reduzido: o da professora Minerva McGonagall da franquia Harry Potter e a intragável Lady Violet Crawley, de Downton Abbey, mas foram alguns dos trabalhos mais recentes e marcados dada à popularidade das obras (e número de filmes e temporadas, claro).

Maggie interpretava nobres ou mulheres do povo com a mesma naturalidade, usando seus olhos expressivos de forma inesquecível. Seus filmes mais amados por fãs são, claro, o que rendeu seu Oscar, mas igualmente Uma Janela Para o Amor e mais os recentes O Exótico Hotel Marigold e A Senhora da Van (que rendeu sua última indicação ao Oscar) valem ser citados.

Inevitável dizer adeus à uma das atrizes mais completas dos últimos tempos, mas sim, ela fará falta. Rest in Power.

Sugestões para buscar grandes atuações de Maggie Smith, além de Harry Potter e Downton Abbey.

A Primavera de uma Solteirona (1969)

A Senhora da Van (2015)

Mudança de Hábito (1995)

Othelo (1965)

Uma Janela para o Amor (1985)

O Clube dos Milagres (2023)


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário