Quando ouvi um Youtuber elogiar Pinguim por ser uma série do Batman onde o herói não aparece e nem faz falta eu tive que concordar com uma certa preocupação. Em tempos de valores binários frequentemente esquisitos, ter o protagonista da franquia como irrelevante é estranho para o ator que o interpreta, mesmo sendo o popular Robert Pattinson. E boa parte disso se deve ao carisma de outro ator, Colin Farrell, que há muito os fãs reclamam por não ter o reconhecimento que demanda.
Certamente já falei múltiplas vezes que sou fã de Colin, e considero injusto com ele que o peso do erro que foi Alexandre tenha ficado nos seus ombros. Até o horrível True Detective passou por sua carreira, mas ele era a melhor coisa daquela segunda temporada. E é um Pinguim icônico desde já.

No episódio dessa semana, seguimos onde paramos, com ele se fazendo de parceiro de Sofia Falcone (Cristin Milioti). A soturna e assustadora criminosa, sabe que tem tudo de errado com ele – que inclusive a denunciou para seu pai como Hangman e por isso foi internada em Arkham por isso. A questão é que ela não dá o bote antes de saber de todos os fatos e sua tortura com Oz é ‘colocá-lo no lugar’. Ele foi seu motorista e é agora seu facilitador, mas não sócio. Ele, como homem, obviamente ignora e a interrompe mais de uma vez, se exibindo e se colocando como chefe.
Mas o episódio ficou mais em Victor (Rhenzy Feliz), que ainda sofre do trauma de ter perdido tudo e a todos por causa das bombas que fecharam Batman, sendo que também vive o dilema do que fazer daqui pra frente. Ele tem a chance de sair de Gotham e das garras do Pinguim, mas escolhe ficar. Como não sou especialista em Marvel e não sei seu papel, me parece que seu futuro não é promissor.

E se tem alguém que está elevando o trabalho de Colin é Cristin Milioti como Sofia. Ela e Oz começam a circular a nova droga na noite de Gotham, mesmo que a distribuição seja justamente feita por um inimigo do pai de Sofia. Além de ajudá-la nisso, ela está com Oz quando dão o flagrante em Johnny Viti (Michael Kelly) dormindo com a esposa de Carmine Falcone. Eles o chantageiam para ligar para as Tríades para marcar uma reunião de verdade, mas Johnny chama o Pinguim de “piada”, despertando a ira no vilão que o estrangula. Sofia? Assiste pacificamente, deixando tudo se encaixar diante de seus olhos.
Quando tudo está parecendo ir bem, Sofia confronta Oz por tê-la traído no passado e claro que o falante e elusivo Oz chora e aparentemente a convence de estar arrependido. O problema é que são interrompidos pelos Maronis, que estão vendo o jogo duplo do mafioso e querem matá-lo. Quando Sofia e Oz estão sob a mira do revolver, Vic chega e atrapalha tudo, mas apenas Oz consegue sair. Quando perguntado sobre voltar para salvá-la, ele é direto: “Foda-se, deixe-a”. Me parece que ele ainda subestima alguém que é conhecida como Hangman…
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
