Para muitas gerações a imagem de El Cid é a do ator Charlton Helston, que, em 1961, estrelou o filme de Anthony Mann sobre o herói espanhol. Foram precisos quase 60 anos para que uma produção – desta vez espanhola – pudesse revisitar a história tão fascinante que, em algumas partes, foi também inspiração para George R. R. Martin e Game of Thrones. El Cid, a super produção da Amazon Prime Video já tem quatro anos na plataforma, mas precisei passar um mês na Espanha, ouvindo a cada passo alguma referência as aventuras de Rodrigo “Ruy” Diaz de Vivar para finalmente vencer o meu preconceito e finalmente assistir às duas temporadas produzidas.

Confesso que tinha tentado antes sem êxito de ultrapassar poucos episódios, talvez porque ainda estivesse sob o efeito de GOT, que influenciou uma onda de vários conteúdos semelhantes, sendo que todos soaram uma cópia sem graça. O ‘descanso’ me fez bem: El Cid é uma grande produção que vale ser conferida.
Gravada in loco, o que faz uma grande diferença visual, a série costura muito bem os dramas políticos e a disputa pelo Poder em uma Espanha ainda ocupada pelos Mouros e antes de sua unificação. Por isso, facilmente sentimos como estivéssemos no século 11 testemunhando a História como foi. Por isso, tudo em El Cid é grandioso: filmado em Soria, Burgos, Teruel, Ávila, e Zaragoza, contou com mais de 4.000 m2 de cenários além de uma equipe de mais de 200 pessoas e 11.000 figurantes.
Não temos um conhecimento aprofundado da monarquia espanhola como a da França ou Inglaterra, portanto demoramos um pouco a memorizar quem é quem. Caso conheça, vai perceber que tomaram algumas liberdades em prol da dramaticidade. Quando a série ganha ritmo, ficamos enfeitiçados.

A história acompanha a ascensão de Rodrigo “Ruy” Diaz de Vivar, que virá a ser conhecido como “El Cid”. Ainda hoje um herói nacional e uma figura misteriosa e complexa, ele começou como um fiel vassalo e depois vira cavaleiro e herói da coroa. Na Espanha do século 11, cristãos, árabes e judeus viviam em relativa tolerância religiosa, mas a disputa pela Coroa sempre desperta o pior nas pessoas. Há romance, intriga, traição e batalhas grandiosas.
El Cid é estrelado por Jaime Lorente, mais conhecido por sua participação em La Casa de Papel e se saindo bem no papel de herói. Ele está ao lado de atores conhecidos na Espanha sendo que a trilha sonora é assinada pelo premiado Gustavo Santaolalla.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
