Gladiador 2: As Novidades e Expectativas

Pois é, será que terei que revisar meu ceticismo quanto a continuação de Gladiador? A resposta é um sonoro SIM. De acordo com os críticos que tiveram a chance de conferir o filme finalizado, é o melhor trabalho de Ridley Scott em anos, Denzel Washington vem com uma atuação gritando Oscar, Pedro Pascal confirma seu status de estrela, Joseph Quinn é o herdeiro perfeito de Joaquin Phoenix como o antagonista e sim, Paul Mescal não fica atras de Russel Crowe. Em outras palavras? Ficaremos entretidos.

Trama que segue a mesma fórmula, com um spoiler

No filme original, Ridley pegou o conceito na época menos comum de usar personagens reais em torno de fictícias. Criando um argumento em cima de uma imagem de um quadro, onde um gladiador se ajoelha diante do Imperador que com o dedo virado para baixo determina a morte do perdedor, o filme mostra a história de um general romano, Maximus (Crowe), que é injustiçado pelo novo imperador Commodus (Joaquin Phoenix) que mata sua família e o vende como escravo. Obcecado por vingança, ele volta à Roma como um gladiador, desafiando um Império.

Por conta da grande atuação de Phoenix, a trama ganhou proporções dramáticas densas, alinhadas pela inesquecível trilha de Hans Zimmer. Do lado de Maximus, havia personagens importante sendo a principal a princesa Lucilla (Connie Nielsen), irmã de Commodus e ex-amante de Maximus. Viúva, ela era mãe de Lucius, que se apega ao ex-general também. E é justamente ele que – na pele de Mescal – lidera a história agora.

25 anos depois da morte de Commodus e Maximus, Lucius Verus II já adulto e casado, é alvo do ódio do atual Imperador, Geta (Joseph Quinn) e por isso tem sua família morta e é vendido como escravo. Claro que como um gladiadoe ele retorna à Toma em busca de vingança e de poder devolver a glória de Roma ao seu povo. Mesma história, concordam? Tem uma surpresa…

Há 24 anos há fãs que defendiam que Lucius era na verdade filho de Maximus, sem que o gladiador soubesse. Lucilla, que era alvo de uma paixão incestuosa de Commodus, manteve o segredo de todos para proteger a vida do filho. Porém, agora, revela para ele a verdade.

Com flashbacks, trocando o ator Spencer Treat Clark (o Lucius original) por Alfie Tempest, veremos como o segredo de Lucilla ficará mais claro.

Algumas mudanças em relação ao que sabíamos

Enquanto Denzel é Macrinus, um traficante de armas muito rico que usa e paga os gladiadores e Pascal é um general fiel à Roma, Joseph Quinn não será o Imperador Caracalla, como se acreditava inicialmente. Nem Barry Keoghan estará no elenco.

Em 2023, acreditava-se que Keoghan seria Geta e Quinn Caracalla, no entanto agora é Quinn que interpreta Geta e o ator Fred Hechinger substitui o irlandês como Caracalla. Acompanhou? Bom, vamos às mudanças históricas.

O verdadeiro Lucius Verus foi injustamente acusado de ter assassinado Geta (na verdade morto pelo ciumento Caracalla) e pelo menos de acordo com o trailer, não parece que esse será o problema.

Pelo que sabemos, agora vemos Geta governando Roma bem na linha de Commodus e ao lado de Caracalla, ambos parecem um pouco desequilibrados. Os irmãos claramente têm prazer em ver brutalidade como entretenimento e consideram os gladiadores, atores em uma peça.

Pelo menos Commodus tinha uma idolatria pelos lutadores! Na interpretação de Joaquin, Commodus nasceu mau, mas sua inaptidão ressaltada por seu pai, Marcus Aurelius (Richard Harris) o fazia se sentir injustiçado e humilhado. Daí ele sonhar em poder lutar – o que acabou sendo seu fim. Não sei se Geta tem a mesma habilidade de luta.

Gladiador 2 chega aos cinemas no dia 14 de novembro e promete ser um dos grandes destaques de 2024. Você já está mais ansioso por entretenimento? Eu estou…


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário