O jogo de Agatha Desde Sempre

No episódio 7, Lilia (Patti Lupone) é obrigada a fazer o julgamento do grupo com jogos de tarot, que definem literalmente a vida ou a morte das personagens.

Há várias forma de leitura de tarô, seja com o baralho de Marseille como o cigano, e no caso de Agatha Desde Sempre é um criado para a série: O Jogo da Passagem Segura.

São seis cartas:

A 1ª casa é sobre a jornada do consulente. Ela fica no meio. É o passageiro.

A 2ª casa é a razão do que está faltando, a razão da jornada (fica em cima da 1ª).

A 3ª casa, que fica à direita embaixo é o passado, as lições aprendidas.

A 4ª casa, à esquerda em baixo, é sobre o que vai aprender no futuro. O que precisa ser aprendido.

A 5ª casa é a carta dos obstáculos.

A 6ª casa, à direita é o inesperado potencial.

Para “vencer” e chegar ao destino – a 1ª casa com nova carta – precisa vencer todos.

Como Lilia avisa, tarô demanda concentração e tempo. É preciso que o consulente misture as cartas e faça o corte. No caso, Billy.

A pergunta dele é: Sou Billy Maximoff ou William Kaplan.

Na casa 1, é o Mago. Que representa Billy perfeitamente, “porque ele tem todas a habilidades para realizar a jornada e ele é um mago mesmo, um bruxo”, explica a taróloga Cris Paixão, também colunista de CLAUDIA.

Na casa 2, é o Sol. “Boa sorte, alegria, reencontro”, diz Lilia. Para Cris Paixão, o Billy não tem é literalmente Luz e Otimismo. E sim, para ele é reencontrar Tommy que o levou à jornada.

Mas paramos o jogo aí, Lilia percebe que o julgamento é o dela portanto ela é a viajante.

Na casa 1, ela tira A Rainha de Copas. “Ela é mesma, uma pessoa bondosa”, confirma Cris, que ressalta que as imagens da série, inspiradas nas de Rider Waite e criadas especialmente para Agatha Desde Sempre. Por exemplo, a Rainha de Copas é um pouco diferente no baralho oficial.

Na casa 2, Três de Ouros. “É a carta da equipe com todos trabalhando juntos”, explica Cris. Portanto, o que levou Lilia à jornada foi estar em um coven e conectada com outras bruxas. “Vozes únicas aguardando para harmonizar”, diz Lilia na série.

Na casa 3, O Valete de Paus é a casa do que ficou para trás. No caso o sacrifício feito por Alice, cujo elemento de fogo é a essência dessa carta.

Na casa 4, à frente (ou seja, o próximo julgamento), a Sacerdotisa – representada por Jennifer Kale. Lilia alega que a Sacerdotisa por optar ou não usar o seu Poder. “Ela é passiva, tem o conhecimento, mas não se manifesta”, diz Cris.

Na casa 5, o obstáculo está com Agatha e o Três de Espadas. “Uma das cartas mais triste do Tarot, um corte com dor, sentindo traição”, continua Cris. “Luto”, diz Lilia.

E casa 6, onde está o inesperado, Lilia tira A Torre, mas invertida. Torre em geral é desastre, destuição, agitação súbita. Mas, invertida é “significa transformação milagrosa”, diz Lilia.

A última carta, a do destino de Lilia, é A Morte. No caso dela, literal, mas, em geral nos jogos A Morte não tem essa ligação obrigatoriamente. Por conra do drama da série, é o caso. Revelando que Rio é a Morte, como sabíamos.

Lilia aparentemente salvou todos, mas há algo ainda pela frente. As sete de Salem estão atrás de Agatha e Lilia fica para a trás e dá um recado para cada um. Para Agatha diz que “quando ela te chamar de covarde, se jogue”. Para Billy, ela devolve o caderno de feitiços que ele tinha perdido. “Como?”, ele pergunta. “Mágica”, responde. E para Kale, que não quer ir na frente diz “você é o caminho à frente”.

Para eliminar as Sete, Lilia que finalmente admite que amava ser uma bruxa, inverte o jogo. Ela atrai as sete para o centro da mesa, onde estão as espadas. Invertendo a Torre, elas invertem a gravidade. As bruxas então são mortas pelas espadas que em vez do teto estão no chão. Lilia tenta se segurar, mas cai também. É a queda que abre o episódio, mas agora sua expressão é de paz.

Em outra dimensão, com sua Mestra, ela recomeça sua jornada. E os créditos são da canção Time in a Bottle, de Jim Croce reforçando as emoções de um episódio perfeito, emocionante e bem amarrado. O palco perfeito para Patti Lupone.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário