A verdade de Desmond Hart está no sangue

O nome do episódio diz tudo: In Blood, Truth e realmente é o caso de Desmond Hart (Travis Fimmel) cuja identidade foi revelada (o drama ainda não foi resolvido). Vamos ao SPOILER de cara: ele não é Vorian Atreides, mas ele pode não ter o nome, mas tem o sangue. Assim como é Harkonnen.

Pois é, 10 mil anos antes de Paul Atreides (Timothée Chalamet) e numa franquia que não é Game of Thrones, um bebê une duas famílias inimigas. Só que Desmond foi abandonado em um lixão para morrer e volta para se vingar de sua mãe e todos que o traíram desde que entrou no mundo. Portanto é exatamente o que Travis avisou desde o início como a trajetória de sua personagem. O ator não disse nada sobre sua conclusão, mas ainda falta bastante para que alcance seu objetivo.

Devo confessar que sempre falei que Tula (Olivia Williams) claramente teria engravidado de Orry (Milo Callaghan) e que esse bebê voltaria de alguma forma na história. E sim, eu já tinha imaginado de que Desmond seria essa criança, mas juro que não postei porque Olivia Williams é apenas 11 anos mais velha que Travis Fimmel, mas, na ficção, ela teria que ter pelo menos uns 4 ou 5 anos a mais e se Tula tivesse 15 anos na época do massacre, ela realmente poderia ter sido mãe de Desmond. E pelo visto, é isso. Meu erro continua sustentado na matemática, quero deixar isso claro.

O que essa revelação vai mudar em Duna: Profecia? Algumas coisas e podemos teorizar.

Quem mentiu? Quem sabia?

Pelo trailer do episódio final, ouvimos Valya (Emily Watson) exclamar com raiva: “Você mentiu para mim!” e pode ser para um número de pessoas, mesmo que possamos apostar que é o que vai dizer quando souber que o filho de Tula está vivo e não morto como as duas claramente planejaram.

Considerando que Desmond nem é citado no futuro, não há como esperar muita coisa dele ao longo da história. Sim, ele vai morrer em algum momento, mas pode fazer grande estrago antes.

Para Valya, Desmond não é um Harkonnen puro e deve ser eliminado. Para Tula, especialmente com a passagem do tempo, pode ser um pouco diferente. Ela deixou seu filho para morrer por fidelidade à sua Casa e à Irmandade, mas agora que ele está vivo e traumatizado: será que ela terá a mesma força?

Claramente a partir dele que Valya vai plantar a profecia do Kwisatz Haderach, mas, por hora, ele é o Tiran Arafel, o antagonista das Bene Gesserit. Sua existência vai demandar escolhas difíceis das irmãs Tula e Valya, assim como os que entenderão como Valya vem usando as irmãs para uma vingança pessoal. Não haverá final feliz aqui.

Ninguém confia em ninguém

Travis também avisou que não há um único personagem sem segunda intenções na série. E mais uma vez: ele foi honesto.

Depois da exibição da semana passada, o fraco Imperador Corrino (Mark Strong) proclama o tempo de “novo regimento de elite” liderado pelo novo Bashar do Imperador, Desmond. Sem as irmãs suspirando em seus ouvidos o que fazer ou dizer, é Desmond que dita as regras.

Nem a chegada inesperada de Francesca (Tabu), a Bene Gesserit que é mãe de Constantine (Josh Heuston) e é a paixão de Javicco muda a dinâmica, mas a Imperatriz Natalya (Jodhi May) reage imediatamente.

O plano de Valya soa elaborado em excesso. Ela ainda não usa a habilidade de Theodosia (Jade Anouka) pra nada. Ela pede à Francesca para convencer o Imperador a voltar aos velhos hábitos e colocar Constantine como o comandante da frota do império. Francesca gosta do plano: rola flashback com o amante e o filho ganha promoção.

O que Valya ainda não sabe é que seu primo Harrow (Edward Davis) está ensaiando o jogo duplo. Aparentemente seguindo o roteiro dela ele se aproxima de Desmond e pede desculpas por tentar confrontar a Casa Imperial durante a reunião de Landsraad. Na conversa a seguir, Desmond mais uma vez avisa que quer acabar com a Irmandade e expor seus laços com a rebelião e Harrow acaba ajudando ao contar que o contrabando na capital era feito por uma gangue de contrabandistas de Arrakeen. Para agradecerm Desmond dá a Harrow um dispositivo de máquina pensante proibido para espionar Valya. Ficou incerto com quem ele realmente está colaborando.

Seguindo sua investigação, Desmond quase prende Keiran Atreides (Chris Mason), mas o espadachim consegue escapar. Sua arrogância o cega para o fato de que Desmond já sabe que ele faz parte da rebelião, e quando chega no clube para confrontar Mikaela, Keiran a ajuda explodir o local, mas Desmond escapa. Ao voltar para o Palácio a sorte de Keiran acaba porque Constantine achou as provas de que ele estava fazendo parte da rebelião e Keiran é preso, para decepção de Inez.

Uma semana intensa para as Bene Gesserit

Na sede da Irmandade, Tula usa a irmã Jen para ajudá-la com Lila. A menina acaba sendo hospedeira do espírito de Raquella, que ajuda a descobrir o que matou Kasha, Se parece com a “Praga Omnius”, uma doença projetada por uma máquina pensante que Raquella encontrou durante a guerra e é transmitida através de um vírus.



No meio dessa descoberta, Tula é escalada para buscar o DNA de Desmond Hart e assim é revelado que ele é tanto Atreides como Harkonnen. O choque de Tula ganha outra dimensão quando ouvimos Desmond, que está sendo seduzido pela Imperatriz, contar a Natalya que odeia as Bene Gesserit porque sua mãe era uma delas e ela o abandonou para viver entre catadores. Sim, ele é filho de Tula.

O episódio termina com Natalya sugerindo que eles acabem com as bruxas, mas as imagens do próximo episódio (e o fato de que elas prevalecerão por mais de 10 mil anos) sinalizam que tudo ainda vai piorar antes de melhorar. Nada no trailer parece com a imagem que Travis Fimmel postou há meses, com Desmond no meio de um julgamento da Irmandade. Seja como for, a grande surpresa está por vir. Quem vai vencer essa etapa?



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário