Para muitas gerações ela será sempre a mais perfeita Julieta de todas. Para outras, Maria, a mãe de Jesus. Seja como for, por causa de sua parceria com o diretor Franco Zeffirelli, Olivia Hussey é uma das lendas do cinema. Ela faleceu em Los Angeles aos 73 anos, em decorrência à uma longa luta contra o câncer de mama.

Nascida na Argentina, mas criada na Inglaterra, Olivia era filha de um pai cantor de ópera e uma secretária britânica, tendo voltado para o país de sua mãe com apenas 7 anos. Logo decidiu seguir carreira artística e, usando o sobrenome de sua mãe, estreou nos palcos com apenas 13 anos e logo conseguiu se destacar.
Seu primeiro sucesso já foi dividindo o palco com Vanessa Redgrave na peça A Primavera de uma Solteirora (The Prime of Ms. Jean Brodie) e os elogios de crítica chamaram a atenção de Zeffirelli que estava buscando uma atriz de 15 anos para interpretar Julieta em sua adaptação cinematográfica do clássico de Shakespeare.
Conseguir o papel não foi fácil. O diretor italiano estava testando famosas e desconhecidas e testou desde Angelina Huston à Lavinia Lang (uma atriz namorada de um ainda desconhecido Phil Collins, ele mesmo sendo considerado para Romeu). No papel que seria o seu mais famosa, quase que Olivia teve Paul McCartney como Romeu, mas o papel foi para Leonard Whiting, que tinha apenas 17 anos (mais próximo da idade da personagem na peça).


Romeu e Julieta foi um estrondoso sucesso em 1968, sendo indicado ao Oscar e fazendo o par ser mundialmente reconhecido. A dobradinha com Zeffirelli se repetiria alguns anos depois quando interpretou Maria na série especial Jesus de Nazareth. Papéis de mulheres santas parecia seu forte, mais tarde Olivia daria vida à Madre Teresa de Calcutá na biossérie sobre a freira.
Mesmo requisitada, Olivia não voltou a fazer o mesmo sucesso depois de Julieta, aparecendo em filmes de terror nos anos 1980s (virou a “rainha do grito”) e trabalhando como narradora em videogames como Star Wars.
Em 2018, já no décimo ano lutando contra o câncer de mama, Olivia Hussey publicou sua autobiografia, The Girl on the Balcony: Olivia Hussey Finds Life After Romeo and Juliet, sendo que voltou a ser notícia em 2023, quando ela e Whiting processou a Paramount por acusações de abuso infantil durante as filmagens de Romeu e Julieta, onde ambos aparecem nus embora fossem menores de idade. Eles perderam.
Olivia foi casada três vezes e três filhos. Segundo o post da família, a atriz morreu “em casa, cercada por seus entes queridos”. Para quem cresceu com sua imagem perfeita no clássico dos clássicos, foi mais uma notícia triste de 2024. Restando sempre citar o bardo inglês que melhor define a despedida: uma tristeza muito doce. Descanse em Poder.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
