Príncipe Harry vence tabloide britânico e recebe pedido de desculpas histórico

Como publicado no Blog do Amaury Jr./UOL SPLASH

Numa surpreendente virada depois de anos de litígio, Príncipe Harry resolveu sua reivindicação de privacidade contra o News Group Newspapers com um acordo não divulgado, mas, o mais importante para ele, com um pedido de desculpas completo e inequívoco por parte da publicação. Era a parte que o Duque de Sussex mais queria em todo processo, uma vitória moral bem-vinda para Harry, cujo 2025 não tem sido exatamente fácil, sofrendo mais críticas pessoais junto à esposa, Meghan Markle. “Hoje as mentiras são expostas. Hoje, os acobertamentos são expostos. E hoje prova que ninguém está acima da lei. Chegou a hora da responsabilização,” declarou o advogado do príncipe.

O caso de privacidade de Harry contra o News Group Newspapers deveria começar no Tribunal Superior no dia 21 de janeiro, mas o princípe estava ausente (permaneceu na Califórnia) e as duas partes pediram mais um adiamento, o que o juiz Timothy Fancourt negou. Seria a terceira solicitação para ter mais tempo, e ele afirmou que já havia tempo suficiente para as negociações. Se não tivessem chegado a um acordo, Harry teria que testemunhar no processo, e muitos queriam ouvi-lo para saber ainda mais detalhes pessoais sobre o 5º na sucessão do trono.

Desde 2019, quando decidiu abraçar a cruzada contra os tabloides, Harry tem se visto como um “Don Quixote” contra a desinformação. Na declaração oficial sobre o processo, o advogado uniu toda cobertura negativa ao duque e Meghan como uma retaliação à sua iniciativa. “Como resultado direto de sua posição, o Príncipe Harry e sua família imediata também tiveram que suportar repetidamente uma cobertura agressiva e vingativa desde o início de sua reivindicação há mais de cinco anos. Isso criou sérias preocupações para a segurança dele e de sua família”, disse o advogado.

O processo contra o NGN não era apenas de Harry. Outros famosos como Hugh Grant e Sienna Miller estavam na mesma luta, mas fizeram acordos ainda em 2024 porque os desgastes pessoais e financeiros eram arriscados demais. Com isso, Harry assumiu para ele a posição de se posicionar por todos, não abrindo mão de seguir em frente. Seu irmão, William, o Príncipe de Gales e herdeiro do Trono, também processou o mesmo grupo em 2020, entrando em acordo financeiro e mantendo toda negociação sigilosa, algo que os fãs de Harry sempre criticaram, mais ainda que em um posicionamento contra a BBC, William disse que a imprensa colaborou para o sentimento de paranoia de sua mãe e Harry considera que ela não era paranoica, mas correta. Mas isso é outra discussão.or outras supostas vítimas de coleta ilegal de notícias de informações privadas por jornalistas da NGN.

O acordo significa que Harry não poderá mais buscar uma decisão judicial validando suas alegações. O NGN pediu desculpas “pela invasão telefônica, vigilância e uso indevido de informações privadas por jornalistas e investigadores particulares instruídos por eles” no The Sun. Mais ainda, o grupo vai pagar ao princípe “danos substanciais” enquanto os dois lados acertavam sua reivindicação legal. A notícia é outra vitória para o Duque de Sussex. Há dois anos, a Fox (que faz parte do grupo NGN) pagou quase 800 milhões de dólares para resolver as acusações de fraude de votos na eleição presidencial americana de 2020, e, mesmo que o valor seja sigiloso, é igualmente importante para ele.

Desde 2019, quando decidiu abraçar a cruzada contra os tabloides, Harry tem se visto como um “Don Quixote” contra a desinformação. O processo contra o NGN não era apenas dele. Outros famosos como Hugh Grant e Sienna Miller estavam na mesma luta, mas fizeram acordos ainda em 2024 porque os desgastes pessoais e financeiros eram arriscados demais. Com isso, Harry assumiu para ele a posição de se posicionar por todos, não abrindo mão de seguir em frente. Seu irmão, William, o Príncipe de Gales e herdeiro do Trono, também processou o mesmo grupo em 2020, entrando em acordo financeiro e mantendo toda negociação sigilosa, algo que os fãs de Harry sempre criticaram.

A declaração do NGN diz: “A NGN oferece um pedido de desculpas completo e inequívoco ao duque de Sussex pela intrusão séria do The Sun entre 1996 e 2011 em sua vida privada, incluindo incidentes de atividades ilegais realizadas por investigadores particulares trabalhando para o The Sun. A NGN também pede desculpas ao duque pelo impacto sobre ele da extensa cobertura e da intrusão séria em sua vida privada, bem como na vida privada de Diana, Princesa de Gales, sua falecida mãe, em particular durante seus anos mais jovens. Reconhecemos e pedimos desculpas pela angústia causada ao Duque e pelos danos causados ​​aos relacionamentos, amizades e família, e concordamos em pagar a ele danos substanciais. Também é reconhecido, sem qualquer admissão de ilegalidade, que a resposta da NGN às prisões de 2006 e ações subsequentes foram lamentáveis.”

O fato de incluírem sua mãe no pedido de desculpas reforça o posicionamento de Harry (contra William) e, de novo, um dos fatos mais importantes da vitória uma vez que ele sempre disse que sua missão era obter a verdade e a responsabilização do grupo, mesmo depois que outros reclamantes resolveram casos para evitar o risco de uma conta legal multimilionária.

Ao longo dos anos, o NGN pagou centenas de milhões para vítimas de hackeamento telefônico e outras coletas ilegais de informações pelo News of the World, e resolveu mais de 1.300 processos envolvendo celebridades, políticos, figuras esportivas conhecidas e pessoas comuns que estavam conectadas a eles ou a grandes eventos. Mas, até agora, sempre rejeitava quaisquer alegações de irregularidades.

Como Harry disse recentemente, o motivo pelo qual não tinha chegado a um acordo era que seu interesse não era sobre financeiro, mas moral. Agora que conseguiu as desculpas, conseguiu a credibilidade que tanto buscava em sua missão. Como esperado, ele já aviou que não vai parar por aqui. “O estado de direito deve agora seguir seu curso completo. O Príncipe Harry e Tom Watson se juntam a outros para pedir que a polícia e o Parlamento investiguem não apenas a atividade ilegal agora finalmente admitida, mas o perjúrio e os acobertamentos ao longo do caminho”, declarou o advogado. Para Harry, que abraçou como legado essa luta contra o a desinformação, o dia de hoje é mais do que histórico, é apenas o começo.   


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

6 comentários Adicione o seu

  1. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Prince Harry Is on the same level as Jordan Belfort, Donald Trump, Armie Hammer, Elon Musk, Jared Kushner, Justin Baldoni, Brett Kavanaugh, Lachlan Murdoch, Brody Jenner, Robert F. Kennedy Jr., Brandon Davis, Donald Trump Jr., Eric Trump, JD Vance, James Murdoch, Brandon Jenner, Matt Gaetz,

    Curtir

  2. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Prince Harry the Robert F. Kennedy Jr. of House of Windsor

    Curtir

  3. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Prince Harry get his Visa Application under the Trump administration

    Curtir

  4. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Meghan Markle and Prince Harry are Opportunists

    Curtir

  5. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Meghan Markle Is Not on the same level as Rosa Parks, Martin Luther King Jr., John Lewis, Elijah Cummings, Maya Angelou, Fred Hampton,

    Curtir

  6. Avatar de Cosima Diamond Harper Ross disse:

    I Think Meghan Markle Is Not on the same level as Maya Angelou, Rosa Parks, Coretta Scott King, Michelle Obama, Ruth Bader Ginsburg, Jill Ruckelshaus, Bella Abzug, Shirley Chisholm, Betty Friedan, Maxine Waters, Nancy Pelosi, Hillary Clinton,

    Curtir

Deixe um comentário