A Última Aventura de Ethan Hunt em Missão: Impossível. Impossível…

Decididamente a geração X tem algo a resolver com “limites de idade”. Se a geração anterior chegava aos 50 como se estivesse incapaz de grandes aventuras, vemos hoje sessentões como Madonna dançando e cantando no palco, Brad Pitt estupendo em qualquer filme de ação e, acima de todos, Tom Cruise desafiando a gravidade e a Morte a cada filme que estrela. Unindo a isso a franquia onde o nome diz que a missão é impossível, “ganhamos” cenas inesquecíveis de riscos (desnecessários) para a Arte.

Não sei se é para “provocar” ou admitir que 63 anos é um pouco o limite para Ethan Hunt, o alterego de Cruise nos últimos 30 anos. São oito filmes (quatro deles batendo recordes de bilheteria) que transformaram a mega estrela Tom Cruise em uma das maiores lendas já criadas em Hollywood. Sim, ele é literalmente uma lenda viva, ou por hora. Porque o que o ator faz é assustador.

Quando comprou os direitos da série de TV para levá-la para o cinema, Tom Cruise pensou em um único filme, mas o sucesso o levou para a continuação e o sucesso desse, para trilogia. A essa altura, como um dos mais bem sucedidos produtores da atualidade, nasceu a franquia. E Ethan Hunt virou um tanto o “Michael Corleone da Espionagem”: quanto mais tenta sair, mais o puxam de volta. Desde 2011, com o terceiro filme, Ethan vem anunciando a aposentadoria. Chegou a se casar e viver uns anos de vida civil tranquila, mas desde que foi dragado de volta, se divorciou e passou a viajar solo pelo mundo, com uma equipe enxuta e fiel. E chegamos com 2025 mais uma vez com a sugestão de que essa será a “ultima” aventura de Hunt. Já estamos céticos.

O trailer final de Missão: Impossível – O Acerto Final não revela nada de esclarecedor quanto às questões pendentes (e são muitas), mas tem uma ficha que traz dados pessoais: Ethan é formado pela Universidade da Pensilvânia em Engenharia e Relações Internacionais; é filho único de Margareth e Nathan Hunt; é solteiro; tem 1m70 de altura; fala alemão, francês e inglês e nasceu em 18 de agosto de 1964 em Madison, Wisconsin. Serviu ao exército e foi recrutado pelo Coronel Briggs para entrar para a M.I.F. , sendo que é um atirador preciso e luta Artes Marciais. Deveriam ter incluído a avaliação de suicida, mas é uma opinião pessoal.

A atual missão de Hunt e companhia é rastrear uma nova arma aterrorizante que ameaça toda a humanidade se cair nas mãos erradas (o que há de novo para ele nisso?). O problema é que ele esbarra com um antigo inimigo misterioso e todo-poderoso, colocando a escolha entre a missão e a amizade em cheque. E na parte final, a história é ainda a mesma, com fortes implicações de que Ethan vai “fazer pelo time”, em outras palavras, dar a sua vida para a missão.

O trailer é repleto de referências a todos os filmes da franquia, costurando todos de alguma forma. Incrivelmente visual, mas dificilmente emocionante. Até porque, em 2011, supostamente Jeremy Renner seria o herdeiro da função, mas ele entrou e saiu e Tom Cruise segue como estrela absoluta. São 14 anos desde então, chega a ser cômico pensar que o astro tinha apenas 49 quando começou o papo de aposentadoria. Não acredito que tenha mudado ainda.

Bom, fica aqui o trailer. O lançamento nos cinemas é 23 de maio, falaremos muito sobre Tom Cruise daqui até lá.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário