É quase um trabalho de detetive: unir as imagens do trailer do episódio final, as informações do resumo do episódio, as fotos divulgadas e o que sabemos dos spoilers. Há tanto drama e histórias a serem resolvidas!
A terceira temporada de The Gilded Age conseguiu ser a mais intensa e interessante de todas, partindo para a quarta – que pode ser a final – fica ainda mais importante decifrar as deixas de para onde a história está indo.

Aqui vamos:
Episódio 8: Minha Decisão Está Tomada
Apesar das objeções da Sra. Astor, Bertha finaliza a lista de convidados para o baile – e enfrenta as consequências de suas ações.
Enquanto isso, Kirkland toma uma decisão sobre seu futuro com Peggy.
Oscar reencontra uma antiga conhecida.
Marian luta para seguir em frente.
O título do episódio me preocupa porque temos dois casais em colisão – Peggy e William, assim como Marian e Larry – e a frase é uma alusão de que um dos lados não vai ceder…

Não sei vocês, mas estava fechada com George antes mesmo do atentado: com o mundo acabando ficar discutindo sobre baile?? Pois é, mas como não poderia dar spoiler no resumo, podemos entender as dicas.
Nos chocantes momentos finais do penúltimo episódio, um atirador invade a mansão dos Russell com a intenção de assassinar George — justamente no momento em que ele havia conseguido salvar sua fortuna com a ajuda de Larry. Quando o episódio final começa, George está entre a vida e a morte, e quem tenta salvá-lo é o Dr. William Kirkland, que por acaso estava visitando sua amada, Peggy, do outro lado da rua. Ou seja, o salvador da pátria é o médico que está em crise.
Portanto: George não morre. Carrie Coon deixou escapar em suas entrevistas que Bertha ficaria contra Marian e Larry como casal, mas mudaria de ideia justamente quando “trouxesse o Dr. Kirkland para salvar a vida de George.” Isso mesmo, nem me dei ao trabalho de sofrer por George. Mais ainda, o trailer da temporada já mostrava George dançando com Bertha no baile de Newport, apaixonado. Assim haverá o drama imediato de que George quase morre, mas Marian — que estava com Peggy e Kirkland na casa dos Van Rhijn — provavelmente vai ganhar pontos por estar ali e ajudar. Não sei se Larry vai estar pronto para retomar o noivado, mas uma coisa é certa: George vai eternamente amar Marian como nora.
Já falando de Larry e Marian: pelo que foi dito no trailer, nas fotos e nas entrevistas, enquanto George luta para sobreviver, será Larry que vai dar o primeiro passo para tentar consertar a grave ruptura com Marian. Em algum momento, ela também vai se desculpar e se declarar ao namorado, mas só vão mesmo ter um dá-ou-desce no baile (final do episódio) e o olhar choroso de Marian não me dá esperanças.
Não está definitivamente acabado, mas Larry avisa: eles têm problemas sérios de comunicação e não será em uma noite que vão resolver tudo. Como quem viu o episódio fala de “corações partidos, convenções quebradas, desculpas, redenções e sonhos realizados”, tudo gira em torno da palavra “Confiança”. Segundo Sonja Warfield, roteirista e co-showrunner da série, “é vital em qualquer relacionamento. Quando ela falha, tudo o mais entra em xeque.”

Voltando ao baile, a Sra. Astor vai se opor à Bertha que quer incluir entre as convidadas a divorciada Aurora Fane. Isso beneficiaria a filha da própria Caroline, mas ela é radicalmente contra ceder as regras para ajustar os exilados. Na vida real a Sra. Astor rompeu definitivamente com a própria filha depois do escândalo, divórcio e segundo casamento, será que a série será fiel à História?
Isso porque Bertha não vai ceder (vimos fotos de Aurora no baile) então os Russells vão ficar contra os Astors e isso vai ganhar – finalmente – o apoio de Agnes Van Rhijn, que atende ao baile acompanhada por Ada. Será emocionante!
As fotos e o trailer mostram que Bertha ainda está lidando com o drama familiar e se justificando para Gladys por ter forçado o casamento com Hector, Duque de Buckingham, mas deu tudo certo entre o casal que está feliz e é visto dançando entre os convidados.


Pelas lágrimas e consolo que Peggy recebe de sua mãe, assegurando que ela tem valor, sabemos que William não vai conseguir engolir a omissão da namorada sobre já ter sido casada e tido um filho no passado. Vitória para a arrogante senhora Elizabeth Kirkland, por algumas cenas pelo menos. Peggy vai enfrentar uma verdadeira montanha-russa emocional porque ela pretendia contar a verdade, mas Elizabeth se adiantou — e causou uma ferida profunda. “Isso cria um enorme obstáculo entre eles”, afirma a roteirista Sonja Warfield.
No baile que também acontece em Newport, vemos que não apenas Peggy comparece, apoiada pelas amigas e família, como dança com outro diante de um frustrado Dr. Kirkland. Ele ama Peggy e tenho certeza que “fará sua decisão” de romper com a mãe e ficar com ela. Aposto no casal!
Oscar também terá um papel importante no episódio final. Ele vai pedir um favor a Bertha e, de forma surpreendente, reencontra Enid Winterton, agora viúva. Lembra dela? Foi cúmplice de Oscar na 1ª temporada, eles se reencontraram na 2ª e continuaram amigos. Enid, antiga rival de Bertha, está presente no baile — provavelmente graças ao convite de Oscar. Será que essa amizade se tornará um casamento de fachada? Fica no ar.

Sobre Marian e sua luta para seguir em frente, a questão ainda é a mesma: ela julgou Larry com severidade e não lhe deu chance de se explicar. Agora colhe as consequências. Vai ser difícil esquecer o que ela fez — e talvez impossível fingir que nada aconteceu.
Agnes van Rhijn vai ter que lidar com Oscar cortejando uma viúva de quem ela sabe pouco do passado, mas recebe uma homenagem histórica inesperada. Já pescamos isso no episódio passado! E Ada consolida seu prestígio de ser a líder da família em casa.
Também se especula que Jack Trotter realizará seu sonho e será convidado para o baile. E quem ele leva como companhia? Bridget! Um final promissor para os dois criados que ousaram sonhar alto — mesmo que, como diz a showrunner, “essa ascensão social vá colocá-lo em conflito com seu passado”. Isso porque ele vai descobrir os mesmos obstáculos que Marian questiona: como um cavalheiro com uma belíssima casa nova, ele está apenas começando numa nova vida cheia de novas regras. Será que vai ter sucesso sem perder a alma no processo? Será que fica com Bridget ou vira Tom Raikes e se casa com uma mulher de pedigree? O tempo dirá.
E, claro, não podemos deixar de falar de George. Apesar do atentado, ele vai à festa e se reconcilia com Bertha. Mas será que tudo vai realmente ficar bem entre eles? Só saberemos em 2027, com a 4ª temporada de The Gilded Age.
Nos últimos minutos do episódio, a família Russell recebe uma surpresa positiva, mas também uma nova reviravolta impactante — algo que pode mudar a vida de Bertha profundamente. E nós mal podemos esperar.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
