Amanhã é noite de Emmys, e talvez porque os vencedores sejam tão óbvios (sem tirar os méritos), há pouco burburinho. Mas não se engane: é noite de muita festa em Hollywood.
Nos últimos anos, a Academia dividiu a celebração em duas partes. Primeiro vêm os Creative Arts Emmys, que premiam categorias técnicas e de bastidores — design de produção, edição, figurino, maquiagem, mixagem de som, coreografia, direção — além de documentários, realities e game shows. Essa festa acontece uma semana antes e não é televisionada ao vivo. Já a segunda parte, o Primetime Emmy, é reservada às categorias de maior apelo popular (melhor série, ator, atriz, direção e roteiro) e ganha a transmissão de gala que conhecemos.

Essa divisão explica por que tantos convidados especiais e até atores vencedores ficam de fora da cerimônia principal. Foi o caso de Julianne Nicholson, que levou como atriz convidada em comédia por Hacks, e Bryan Cranston, (como antecipei) premiado como ator convidado em comédia por The Studio.
Da mesma forma, Merritt Wever foi reconhecida como atriz convidada em drama por Severance, e Shawn Hatosy venceu como ator convidado em drama por The Pitt. Esses prêmios brilham no Creative Arts porque, na transmissão ao vivo, o tempo é disputado pelas categorias mais populares. Não é um “rebaixamento”, mas sim uma forma de dar espaço para discursos, homenagens e destaques que, no Prime Time, acabariam comprimidos.


Na noite deste domingo, foram distribuídos 47 prêmios, e SNL 50 foi o grande destaque, com 7 estatuetas, seguido de The Traitors (4) e Pee-wee as Himself (3). Love on the Spectrum e Queer Eye venceram nas categorias de melhor programa de realidade não estruturada e estruturada, respectivamente, enquanto Alan Cumming foi eleito Melhor Apresentador por The Traitors.
Outro momento simbólico foi a vitória de Barack Obama, que ganhou um Emmy como narrador de Our Oceans — apesar de não comparecer ao evento. E só nos Estados Unidos mesmo para um ex-presidente colecionar Emmys! Obama já tinha vencido outro em 2022, e segue os passos de Jimmy Carter, que ganhou várias estatuetas como produtor executivo de documentários. Oscar, por enquanto, nenhum presidente tem.
Jeopardy! venceu como melhor game show, e Jimmy Kimmel levou a estatueta de melhor apresentador de game show por Who Wants to Be a Millionaire.
A cerimônia ainda teve emoção extra com Marlee Matlin e Nyle DiMarco entregando prêmios com ajuda de intérpretes de língua de sinais e os astros de Love on the Spectrum, Tanner Smith e Connor Tomlinson, participando da entrega de troféus.
Sabia que…?
Barack Obama não é o único ex-presidente dos EUA a vencer um Emmy. Jimmy Carter já ganhou várias vezes como produtor executivo de documentários, e até Dwight Eisenhower recebeu um Emmy honorário em 1956, em plena Guerra Fria?
Oscar, porém, continua fora do alcance de qualquer ex-presidente — só nos EUA mesmo para um líder da Casa Branca dividir prateleira de troféus com Meryl Streep!
Alguns dos vencedores
MAQUIAGEM PROTÉTICA
The Penguin
MAQUIAGEM DE ÉPOCA OU DE FANTASIA/FICÇÃO CIENTÍFICA (NÃO PROTÉTICA)
House of the Dragon
FIGURINO DE ÉPOCA
Bridgerton


FIGURINO CONTEMPORÂNEO PARA SÉRIE
The Studio
FIGURINO CONTEMPORÂNEO PARA MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
The Penguin
FIGURINO DE FANTASIA/FICÇÃO CIENTÍFICA
Andor
PENTEADO DE ÉPOCA OU FANTASIA/FICÇÃO CIENTÍFICA
Bridgerton


PENTEADO CONTEMPORÂNEO
The Penguin
ELENCO PARA SÉRIE DRAMÁTICA
The Pitt
ATOR CONVIDADO EM SÉRIE DE COMÉDIA
Bryan Cranston – The Studio
ELENCO PARA SÉRIE DE COMÉDIA
The Studio


ELENCO PARA MINISSÉRIE OU FILME PARA TV
Adolescence
PERFORMANCE DE NARRAÇÃO OU VOZ DE PERSONAGEM
Julie Andrews – Bridgerton
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
