A cada ano parece que as menções ao Natal chegam um pouco mais cedo. E, convenhamos, basta ouvir as primeiras notas de O Quebra-Nozes para sermos transportados à atmosfera das festas de fim de ano. Desta vez, a antecipação tem motivo: uma das montagens mais elogiadas do clássico de Tchaikovsky chega ao Brasil com a vinda do Ballet Clássico de São Petersburgo.
As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que se consolida cada vez mais como endereço de grandes produções internacionais. Os ingressos já estão disponíveis no site da Sympla e na bilheteria física do teatro.

Não é comum que companhias de ballet viajem com suas montagens de O Quebra-Nozes — ainda que ele seja obrigatório nos palcos de todo o mundo em dezembro. Por isso, é especialmente significativo que o público brasileiro receba a versão de Yuri Grigorovich, criada em 1966 e considerada uma das duas melhores interpretações já feitas da obra. Grigorovich, que faleceu em maio de 2025 aos 98 anos, é amplamente reconhecido por compreender a riqueza e a estrutura emocional da partitura de Tchaikovsky como poucos coreógrafos.
Essa produção, que até hoje é a versão oficial do Bolshoi, foi também a primeira a transformar o balé em uma história de amor e rito de passagem — acompanhando a jornada de Marie/Clara da infância à adolescência. Uma leitura que inspirou diversas montagens filmadas desde então.
O espetáculo ganha brilho especial com a presença de dois nomes consagrados da dança mundial: Alexander Volchkov, Premier do Ballet Bolshoi de Moscou, e Maria Tomilova, do Ballet Grigorovich. Sob a direção artística de Kirill Safin, estrela do Ballet Mariinsky, eles se unem a um elenco de 24 bailarinos, entre russos e ucranianos, em uma montagem grandiosa e fiel à tradição russa.
“É um balé que fala à criança que existe em todos nós, com música sublime e dança cristalina”, afirma Safin.
Um clássico que atravessa gerações
Mais do que um balé, O Quebra-Nozes é um rito de encantamento. Estreou em 1892, no histórico Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, e desde então se tornou uma tradição natalina em todo o mundo. Inspirado na versão de Alexandre Dumas para o conto de E.T.A. Hoffmann, o espetáculo traduz em música e movimento o instante delicado entre infância e maturidade.
A história acompanha Clara, que ganha de presente um quebra-nozes mágico e, à meia-noite, embarca com ele em uma jornada de sonhos e batalhas — do confronto com o Rei dos Ratos até a chegada ao Reino dos Doces. Entre o medo e o deslumbramento, o público é conduzido por um universo de fantasia e emoção, embalado por uma das trilhas mais reconhecíveis da história da música.
A cada ano nos surpreendemos que as menções à Natal parecem começar mais cedo. Em geral, quando ouvimos as melodias de O Quebra-Nozes, já associamos ao fim do ano. E nesse caso, vale mesmo antecipar. Uma das montagens mais elogiadas do clássico chega ao Brasil com a vinda do Ballet Clássico de São Petersburgo.
As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo, no Teatro Liberdade, que se firma cada vez mais como endereço de grandes produções internacionais. Os ingressos já estão disponíveis no site da Sympla e na bilheteria física do teatro.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
