Merteiul – The Seduction, Episódio 3 (Recap): o Jogo de Poder

Okay, Merteiul – The Seduction é mais do que uma prequela de Ligações Perigosas: uma reescrita da história original, se distanciando da peça, do livro e do filme, abraçando os elementos principais e recriando uma história “quase” original. E o terceiro episódio confirma isso.

Após o aborto, Isabelle de Meurteiul desperta no meio da noite ao som de um bebê chorando. Por um instante, tudo parece real demais, mas é apenas um pesadelo. Ainda assim, ela acorda em pânico e foge pelos corredores escuros.

Na manhã seguinte, o clima é de constrangimento e tensão. Rosamunde e Madame de Volange aguardam a chegada do conde Gercourt, já decidido a acelerar os preparativos do casamento com Cécile, como se tudo estivesse sob absoluto controle.

Isabelle se refugia na oração. Um padre insiste para que ela se confesse, prometendo alívio para sua dor. Mas, ao ouvir sua história, ele se recusa a conceder a absolvição e exige o nome do homem envolvido. Isabelle, acuada, foge mais uma vez.

À sua procura, Rosamunde percebe algo que muda tudo: Isabelle está — ou esteve recentemente — grávida. Quando ela retorna, Rosamunde é dura e pragmática: Isabelle precisa aprender a manter as aparências, a fingir perdão a Gercourt. Mas, por trás disso, age. Ela escreve a Valmont, que está entregue a mais uma de suas festas. O recado é simples e urgente: Isabelle precisa de você. Ele retorna imediatamente.

Conversando com Isabelle, Valmont deixa claro que discorda da tia sobre a necessidade de parecer cordial com Gercourt. Ele alerta Isabelle de algo impensável: ao se casar com Cécile, e o marido de Meurteil ausente (ou até morto), como o homem da casa, será Gercourt que vai administrar tudo e mandar na família. Pelo que parece, quem está à frente do jogo ele. É assim que se desenha, de fato, a nova armação de Ligações Perigosas: surpreender Gercourt com uma noiva “experiente”. O plano inicial é unir Cécile a Danceny.

Tudo parece seguir como o previsto, até que Danceny se mostra “rápido demais”… e foge antes de conseguir efetivamente consumar qualquer coisa. Isabelle tenta conversar com Cécile, mas a jovem se fecha: Gercourt a proibiu de manter amizade com ela. Mesmo assim, Isabelle deixa um aviso claro: a sororidade deve vir acima de tudo.

Enquanto isso, Valmont sofre em silêncio por estar apaixonado por Merteuil.

Em um almoço de “família”, Madame de Volange pergunta como Isabelle e Gercourt já se conheciam e o Conde, desafiador e insolente como sempre, é perigosamente sincero ao contar como conheceu Merteuil em uma de suas festas. Ele lembra que Isabelle era pobre e queria ascender socialmente, deixando apenas alguns detalhes de fora. Como se não bastasse, ainda declara que não levará o passado dela em conta e pede “perdão”, mas soando mais como se estivesse dando o cheque-mate em Isabelle e Rosamunde. Diante de tamanha hipocrisia, Rosamunde admite que estava errada, e decide ajudar Isabelle e Valmont em seu plano.

Não há muita dificuldade pois Danceny e Cécile já estão apaixonados, mas Valmot é traído por seu assistente, que rouba o certificado do falso casamento de Merteuil e Valmont. Gercourt, agora com a prova em mãos, diz que vai levar o documento ao magistrado de Tourvel para que Isabelle perca tudo, inclusive seu título de marquesa. Ele é mau, muito mau.

E sim: em breve, conheceremos também Madame de Tourvel.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário