Stranger Things – T.5, Episodio 6 (Recap): Fuga de Camazotz

Se tem um problema em Stranger Things ele se chama Medo. Os Irmãos Duffer estão preocupados em deixar o sacrifício da série para o último episódio que todo vai-e-vem, planos mirabolantes, lágrimas e correria são inúteis, ninguém está em imediato e real risco.

Depois do tiro que não deveria ter acontecido, Dustin entra em desespero, porque não houve tempo de avisar Nancy e Jonathan pessoalmente para não tocarem em nada. Pelo menos ele encontrou o diário do Dr. Brenner, com todas as explicações de que precisam. Tão conveniente! Afinal, estavam batendo cabeça e perdendo de 7 a 1 para Vecna.

Erika acorda o professor de Ciências para colocar o plano C em ação, enquanto .Vecna volta a ameaçar Max e Holly, mas não entra na caverna. Ao mesmo tempo, prende Will, quer que ele volte a “espionar”. Mais uma vez, fica claro que Will foi usado o tempo todo para construir os túneis. Ao se recusar, ele passa a ser torturado. Vecna consegue agir em todas as frentes sem dificuldade.

Depois do tiro, Nancy e Jonathan acordam com o universo literalmente derretendo ao redor deles. Tentam de tudo, mas a morte parece iminente.

Lucas vai ao hospital tentar trazer Max de volta do transe tocando Kate Bush, sem desconfiar de que Vecna está a caminho também. Se não consegue pegar Max do lado de fora da caverna, vai matar o seu corpo em Upside Up. Holly, por sua vez, se conecta com as lembranças do vilão e encontra uma saída de Camazotz.

Joyce se arrepende de ter colocado Will em risco depois de tê-lo protegido a vida inteira, mas Hopper a consola, dizendo que fez o seu melhor.

Eleven se prepara para entrar na banheira e salvar Will e os amigos. Sob pressão, ela explica a Mike o projeto do governo: usar o sangue dela — que vem de Henry — para criar novos Vecnas. Mike insiste que eles vão conseguir salvar todos. Começando por Will. Eleven não tem tanta certeza.

Robin e a namorada entram em uma DR no pior momento possível. Vicky não acredita em nada do que Robin conta sobre o que está acontecendo em Hawkins, o que é bizarro porque uma cidade sitiada por militares e ataques de monstros não é bem um delírio, mas para a enfermeira parece que sim. E isso atrasa a fuga, com Robin sendo capturada pelos soldados.

Dustin e Steve tentam ajudar Nancy e Jonathan, mas há pouca esperança. Eles fazem as pazes quando Dustin desaba em lágrimas, dizendo que não pode perdê-lo.

Nancy e Jonathan dizem verdades engasgadas há muito tempo, o que os aproxima ainda mais. Quando o fim parece inevitável, Jonathan finalmente a pede em casamento. E, como um milagre… eles sobrevivem. Ah, o plot armor.

Eleven entra na banheira para encontrar Will. A essa altura, o drama dela está interferindo muito pouco na trama final.

Holly e Max entram em um túnel que é uma memória de Henry, algo que faz mais sentido para quem viu a peça teatral, o que definitivamente não é o caso de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Ainda assim, Max ouve Kate Bush e encontra uma saída. O problema é que ela não sabe que Vecna está com demogorgons a caminho do hospital e precisa.

Em mais um momento de plot armor, a alcateia de demogorgons invade o hospital — mas ataca apenas os soldados. Robin consegue avisar Lucas para retirar o corpo de Max de onde está. Sim, como disse antes, seria tenso mas sabemos que não há risco real para os protagonistas, então toda fuga parece artificialmente longa. Max será salva. Lucas e Robin vão escapar. A única com risco concreto é Vicky. Talvez.

Robin chora ao perceber que, para escapar dos demogorgons, precisam desligar a música — o som que denuncia onde eles estão — mas, se fizerem isso, Max não volta. Até que alguém resolve tudo colocando uma bomba na máquina de lavar roupa: é a mãe de Mike. Como ela aprendeu isso? Não importa. Plot armor! Todos são salvos! Êêê…

Só que no momento mais doloroso do episódio, Max entende que a saída é apenas para ela. Holly precisa encontrar o próprio caminho. A despedida é emocionante. Max promete salvá-la. As duas se separam. Se não soubesse que há proteção para todos os personagens, temeria mais pelas duas.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário