Em abril de 2021 completam 30 anos da rápida viagem de Diana ao Brasil. Foi a única visita da princesa ao país, realizada em abril de 1991, acompanhando o príncipe Charles.
Em 1991, a provável separação dos dois já era a principal notícia sobre a Família Real, com o casal ainda mantendo a fachada, mas praticamente se ignorando em qualquer ocasião. Dessa forma, os olhos estavam atentos para qualquer sinal da crise matrimonial, mas nada de revelador foi registrado no Brasil.
Um ano e meio depois, os dois se separariam.

A viagem oficial, a primeira de Charles no país desde 1978, manteve uma agenda ocupada para apenas seis dias. Charles manteve o foco nos assuntos ecológicos e Diana, a mais acompanhada pelo público, visitou hospitais e orfanatos, conquistando todos com sua usual simpatia. Os dois só estiveram juntos nos jantares ou almoços oficiais, mantendo a distância quando podiam.
No Rio, Diana dividiu seu tempo entre conhecer os pontos turísticos da cidade e visitar hospitais que atendiam pacientes da AIDs ou órfãos. A visita à Associação São Martinho, na Lapa, que acolhia na época cerca de 200 meninos de rua, teve quebra de protocolo quando a princesa apertou a mão de diversas crianças. Na época, repetiu o cumprimento dos menores, sem saber que era um cumprimento típico de bailes funk.
No Rio, os paparazzi incomodaram registrando a princesa nadando na piscina do hotel, mesmo com pedidos de que respeitassem sua privacidade.


Em São Paulo, ficou emocionada ao pegar no colo um bebê internado com Aids na Febem.

Na viagem, o figurino da princesa foi mais uma vez assinado por Catherine Walker, com destaque para o belo vestido de crepe de um ombro só usado em Brasília.
O olhar da ex-primeira dama, Rosane Collor, diz tudo.


Diana esteve também nas Cataratas do Iguaçu.

A última parada foi no Pará, onde visitaram o Projeto Carajás. Foi também o único momento em que Diana pareceu aborrecida e pediu ao marido que afastasse os fotógrafos. Lá, Charles e Diana plantaram uma árvore de Castanha-do-Pará, em Parauapebas, no sudeste do estado.
O primeiro ouriço, fruto da castanheira, desprendeu em dezembro de 2019, 28 anos após o plantio. Como Parauapebas fica a mais de 700km de Belém, é improvável que Príncipe William, em sua primeira visita oficial ao Brasil, consiga ir lá visitar. Seria incrível.
Ao retornarem para Londres, Charles e Diana seguiram em caminhos separados, como já estavam fazendo há alguns anos. Em 1992, anunciaram o que já estava claro para todos, o casamento tinha acabado.
Será que essa passagem pelo Brasil entra no roteiro de The Crown, temporada 5?

Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.















