O vestido de 600 mil dólares de Diana

A lenda e o fascínio da Princesa Diana, especialmente na moda, é certamente um desafio do tempo. Em geral, a popularidade e a influência reduzem, especialmente quando mais de duas décadas se passam desde sua morte. De tudo que ficou do legado dela, as campanhas humanitárias, a vida emocional conturbada e as imagens, certamente o gosto impecável da princesa que é atemporal.

Volta e meia suas peças que estão ao alcance público vão a leilão, em geral, batendo recordes. É o caso de dois vestidos de veludo assinados por Victor Edelstein, que era o estilista favorito de Diana justamente quando deixou de ser uma tímida princesa e virou ícone fashion. Um deles alcançou recordes em janeiro de 2023.

Victor gostava de veludo e poucos detalhes. Um dos vestidos mais famosos do guarda-roupa dela é também seu, o que usou na Casa Branca e foi registrada dançando com John Travolta.

Mas os dois que estão disputados são outros. Não menos famosos. O esboço do modelo que ficou conhecido como “Ligações Perigosas” deve ser vendido agora em 2023. O nome se popularizou assim porque foi usado pela primeira vez no lançamento do filme, em 1988. Diana o repetiu em outras premieres ao longo dos anos e na última sessão de fotos, que fez com Mario Testino pouco antes de sua morte.

Na época em que apareceu com ele pela primeira vez, é dito que Diana surpreendeu fotógrafos e a multidão por ousar com modelo de noite sem alças, de veludo e seda pretos, botões de diamantes e unhas vermelhas. O preço mínimo pelo esboço está definido em 8 mil dólares.

É a segunda peça do estilista do acervo da princesa que vai a leilão em 2023. No início do ano outro vestido bateu recordes, justamente o de veludo berinjela que a princesa de Wales elegeu para seu retrato real oficial, feito por Lord Snowden, em 1991. Em outras palavras, seu último como membro da Família Real. No ano seguinte ela e Charles anunciariam o divórcio.

Esse vestido também foi usado para um quadro feito em cima da foto e que está pendurado no Royal Marsden Hospital de Londres, onde Diana foi presidente em vida. Ele também foi destacado na sessão de fotos com Testino e na matéria de capa da Vanity Fair, lançada poucas semanas antes de sua morte, em 1997.

Esse vestido, em particular, já mudou de donos mais de uma vez, arrecadando quase 25 mil dólares em em um leilão de caridade da Christie’s para organizações de AIDS e câncer. Esse ano a Sotheby’s estimou um valor mínimo de 120 mil dólares por ele, conseguiu mais de 600 mil, em uma guerra de lances entre quatro compradores. Foi cinco vezes mais do que a estimativa pré-leilão.

O modelo é de baile, mais uma vez de veludo de seda num tom de berinjela profundo, com uma saia rígida em forma de tulipa, aumentada por três botões de diamantes e pérolas nas costas. Como mencionado, foi visto pela primeira vez em 1991, quando a princesa o usou para sua foto oficial, sentada uma cadeira vitoriana com uma coroa e dois leões de ouro empoleirados de cada lado. A tristeza dela era aparente no registro. O vestido foi tão memorável que uma miniatura foi feita e apresentada na edição limitada da boneca Princesa Diana de Franklin Mint em 1998 e foi considerada um de seus vestidos mais icônicos. E caros.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário