A verdade sobre Aemond e Helaena em House of the Dragon

Um hábito que as redes sociais transformaram em hobby é ter fãs teorizando sobre as histórias que gostam mais, buscando dicas, antecipando revelações e criando um jogo criativo que muitas vezes supera o que é entregue. É um jogo que George R. R. Martin alimentou em seus livros, no entregando informações suficientemente soltas que mentes atentas podem sacar o que estar por vir. Obviamente House of the Dragon é um paraíso para os teoristas de plantão.

Em Fogo e Sangue, ainda mais que Canções de Fogo e Gelo, todas as histórias sobre os Targaryens deixam entrelinhas a serem decifradas, algumas que a primeira temporada da série já ‘confirmou’, outras que ‘mudou’ e ainda aquelas que são ‘novas’ (Mysaria sendo informante de Otto Hightower é uma delas).

De todas as teorias há uma que a série reforçou tanto que cada dia que revejo me pergunto se os showrunners terão que adotar como verdade o que o público determinou. E, no caso, muda muita coisa na história. Sim, estamos falando da ligação entre Aemond Targaryen (Ewan Mitchell) e Helaena (Phia Saban)

Torcer para os Verdes é praticamente impossível, não fosse pela trágica história de Helaena, a meia-irmã de Rhaenyra (Emma D’Arcy), cuja timidez sempre a deixou mais isolada, preferindo a companhia de insetos (sua obsessão), detestando ser tocada, mas sempre doce, carinhosa mesmo que com os sobrinhos que despertam a ira de seus irmãos Aegon (Tom Glynn-Carney) e Aemond.

Outro problema para Helaena foi que tanto pela tradição familiar como por ser parte estratégica de seu avô, Otto Hightower (Rhys Iphans) e sua mãe, Alicent (Olivia Cooke), ela foi obrigada a se casar com seu irmão asqueroso, Aegon. Os dois são pais de três crianças que terão um dos destinos mais trágicos e sangrentos do universo de GOT e isso quer dizer que é MUITO RUIM. Tanto que a pobre rainha enlouquece e… bem, não tem um final feliz.

Seus filhos são alvo de uma vingança que ganhou ares ainda mais trágicos com a alternativa que House of the Dragon apresentou, a que Aemond matou Lucaerys quase que acidentalmente. A resposta de Rhaenyra, via Daemon (Matt Smith) será a de “olho por olho, filho por filho”. Assim, os fãs perguntam: por que matar o filho de Aegon quando foi Aemond que matou Luke?

A resposta mais simplista, e provável de ser a intenção, é que Aemond teria agido por ordem de Aegon, Otto ou Alicent, portanto pelo Time Verde. Como o livro esclarece, foi uma iniciativa de Aemond e uma que tanto Otto como Alicent criticaram porque abria a porta para uma retaliação e eles ainda estavam buscando a resposta diplomática. Aegon, no entanto, amou. Portanto que seus filhos sejam alvo da ira dos Pretos, foi “natural”.

No entanto… a promessa de vingança é clara: FILHO POR FILHO. Rhaenyra não atacou um filho de Alicent, mas um neto. E se a resposta era para quem matou Lucaerys, matar um dos filhos de Helaena sugerem que o pai da criança não era Aegon, mas Aemond. Equilibraria as acusações de filhos bastardos de ambos os lados.

Confesso que quando vi a série passei a ser parcial dessa teoria, muito mais emocionante e eficaz para trazer a dor para os Verdes. Há várias “dicas” na 1ª temporada que reforçam essa versão. Vamos lembrar?

1- A proximidade

Enquanto Aegon ataca criadas e foge do Red Keep, Aemond está sempre fisicamente próximo de Helaena, entrando em seu quarto sem anunciar, como no episódio 8, deixando claro a intimidade entre eles.

2- A defesa

Aemond sempre defende ou age gentilmente com Helaena quando estão juntos, algo que não o vimos fazer com mais ninguém. Quando Aegon reclama de ter que casar com Helaena e a chama de estranha, Aemond se opõe ao irmão em defesa dela. “Fortaleceria a familia. Manteria nosso Sangue valeriano puro”, diz.

3- A inveja

Aemond é o típico irmão do meio: se sente mais pronto para o trono do que o herdeiro. E isso inclui confessar que gostaria que Alicent tivesse dado Helaena para ele, em vez de Aegon. E cumpriria seu dever com prazer, diz.

4- O ciúme

No último jantar de Viserys com sua família, Jacaerys convida Helaena para dançar. Aegon fica indiferente, mas Aemond parece se irritar, observando cada gesto com cuidado.

5- As dicas

No jantar familiar, Helaena deixa claro que seu casamento com Aegon é de fachada, com ele só chegando perto dela “quando está bêbado e termina rápido”. Isso deixa ainda mais suspeita a constante presença de Aemond nos aposentos dela.

6- A ordem sucessória

No episódio 9, Aemond alega ser o próximo na linha de sucessão ao Trono de Ferro, mas no caso seria o filho de Aegon, Jaehaerys. Teria sido um ato falho? Tem fãs que acham que sim, porque se ele for realmente o pai de Jaehaerys, e não Aegon, então a afirmação estaria correta.

7- A Proteção

Quando Rhaenys parece que vai atacar todos os Verdes na hora da coroação, Aemond se posiciona na frente de Helaena para protegê-la. Ninguém mais se preocupou com a jovem rainha.

8- O Alvo

Como já falamos, o que deixa mais claro que Aemond seria o pai dos filhos de Helaena seria a precisão das informações de Mysaria, que sabe de TUDO que acontece entre os Targaryens. Queijo e Sangue vão atrás de “um filho por um filho”, mas, se Aegon fosse o pai, a vingança seria “um sobrinho por um filho”, mesmo que oficialmente não esteja tão obvio.

Como saberemos? Em junho, quando o temido e antecipado episódio for ao ar. No trailer, Aegon sofre com a morte do filho e não vemos a reação de Aemond. Será que podemos apostar?


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário