Aemond Targaryen: a força dos Verdes

Não vamos abordar “todos”os detalhes da vida de Aemond Targaryen nesse post, apenas os principais.

Em tese, o Príncipe Aemond Targaryen nasceu para ter papel coadjuvante. Terceiro filho do segundo casamento de seu pai, Rei Viserys I com Alicent Hightower, estava oficialmente em sexto lugar na sucessão para o Iron Throne, atrás de sua meia-irmã, Rhaenyra, de seus três sobrinhos – Jacaerys, Lacaerys e Joffrey – e até de seu irmão-mais velho, Aegon II. Tímido em sua infância, o fato de que o ovo de dragão designado para ele não ter quebrado, o fez ser zoado pelos sobrinhos e irmão por não ter um dragão, alimentando um lado que todo reino viria a temer no futuro. Sem meias-palavras? Aqui está um grande vilão de House of the Dragon, se você torcer pelos Pretos. Inteligente, feroz e eficaz, mesmo com um único olho Aemond será responsável por duras derrotas do lado de Rhaenyra, talvez a arma mais eficiente de Alicent e Otto Hightower na Dança dos Dragões. A lista dos que encontrarão seu fim ao enfrentar Aemond é impressionante.

Mas antes, vamos ver como ele chegou lá. A obstinação e timidez de Aemond quando criança foram subestimadas por todos, incluindo Aegon. Mais próximo de sua mãe do que o irmão, o pequeno príncipe demonstrava inteligência, sagacidade e guardava seus ressentimentos no peito, assim como Alicent. Se tornou um dos mais implacáveis soldados dos Verdes, lutando por seu irmão e ganhando dois codinomes: Aemond Um-Olho e Assassino de Parentes. Tinha mais carinho por Haelena do que Aegon (alguns dizem amor), mas sua dedicação à causa familiar era cega (referência maldosa, eu sei).

Por conta da proximidade com a mãe, diferentemente de Aegon, que chegou a vacilar ao ser coroado como Rei, Aemond tinha ódio de sua irmã e seus sobrinhos (bastardos ou não), ficando ainda mais raivoso com a convivência forçada quando seu pai ainda estava vivo.

O incidente no qual perdeu seu olho, aos 10 anos, e domou Vhagar, é um pouco diferente no livro . Ele teria se sentido humilhado pelo pai no funeral de Laena Velaryon, quando Viserys I o lembra que era o único que não montava um dragão. Escondido (como apareceu na série) ele se aproxima de Vhagar, mas Joffrey (que teria 3 anos na época), o denuncia sem querer, apanhando do tio e jogado em um monte de fezes de dragão. Para fugir, Aemond consegue montar Vhagar e ganhar seu comando, mas ao descer encontra os sobrinhos mais velhos que foram defender Joffrey. No mais, foi como mostraram em House of the Dragon.

Enfurecida, Alicent queria uma punição severa que custasse o olho de Lucerys, mas seu marido impediu mais violência entre seus parentes, dando preferência à Rhaenyra. Igualmente, Viserys I ameaçou qualquer um que ousasse questionar a paternidade dos netos, mesmo sabendo que Aemond os teria chamado de bastardos por ouvir o irmão (que repetia o que ouvia de Alicent). A escolha do rei só piorou ainda mais a tensão. Aemond oficialmente aplacou os ânimos alegando que sua vitória de domar a maior dragão do reino era um preço justo pelo olho. O discurso não foi sincero, claro.

No avanço do tempo que veremos no próximo episódio, Aemond estará mais seguro de si e ainda com ódio dos sobrinhos, a quem se refere como “fortes” em alusão ao suposto pai biológico dos meninos, Ser Harwin Strong. Naturalmente novo confronto pode ser esperado.

Com a morte de Viserys I, Alicent vai liderar o golpe de Estado e coroa Aegon II no lugar de Rhaenyra, a sucessora jurada do do Rei. Aemond é o mais apaixonado e empenhado dos apoiadores do irmão e é quem se beneficia de cara com a usurpação pois ela possibilita sua tão sonhada vingança. O clima tenso passa para guerra civil graças a ele, no que promete ser mostrado no último episódio da 1ª temporada.

E será assim.

Aegon e Rhaenyra ainda estão brigando politicamente quando Aemond parte para violência, com consequências irreparáveis. Os irmãos estão ainda cobrando as fidelidades das Casas quando eclode a guerra. Isso porque um dos apoiadores jurados da princesa eram os Baratheons e com isso tanto os Verdes como os Pretos foram a Stormsend confirmar de que lado eles estariam. Como primos de Rhaenys Targaryen, os Baratheon já a tinham apoiado no passado e poderiam se manter fiéis à Rhaenyra. Do lado dos verdes, Aemond foi o enviado para fazê-lo apoiar a causa de Aegon. Um casamento com uma das filhas dele garantiu a quebra do juramento com os Pretos. Sem saber do acordo, Lucerys chegou em seguida para defender a causa de sua mãe, encontrando para sua surpresa, o tio de quem tirou o olho anos antes.

Considerando o momento ideal para sua vingança, Aemond tenta provocar Lucerys para um confronto, mas o jovem ignora. Ser Borros Baratheon evita a luta sob seu teto, e Lucerys deixa o castelo com seu dragão, Arrax. Mas a futura esposa de Aemond, Marys, o provoca, o chamando de covarde por deixar o sobrinho vivo. Borros também sugere que não o impediria de perseguir Lucerys, desde que não estivese no seu solo. Com Vhagar sendo muito maior do que Arrax, Aemond facilmente ataca e mata Lucerys, arrancando seus dois olhos para dar de presente à Marys. Alicent e Otto condenam a atitude de Aemond, antecipando as consequêncais, mas Aegon celebra o irmão.

A resposta dos Pretos, liderada por Daemon, é violenta. “Olho por olho?”, ele lembra a demanda de Alicent. “Filho por fllho”, promete.

A segunda temporada vai começar com a vingança. Daemon manda matar o primogênito de Aegon II, arrancado dos braços de Haelena, que enlouquece após isso (eventualmente comentendo o suicídio). Aegon II e Aemond ainda conseguem vencer e matar Rhaenys em combate. Muito depois, até depois de passar um ano como regente, é que Aemond aceita lutar com Daemon e morre no confronto (matando o tio junto). Mas isso será bem mais à frente. Agora fica a certeza de que Aemond será um dos mais eficientes assassinos de Westeros. Ele ainda vai nos dar muito medo.

4 comentários Adicione o seu

  1. Maria Betânia Silva do Nascimento disse:

    Sou fã de GOT e estou amando a Casa do Dragão.

    Curtir

  2. BRUNA MOREIRA MACEDO disse:

    Amo o personagem do Aemond, e adorei a escolha dos atores. Espero ver grandes coisas dele 💗.

    Curtir

      1. Fatima disse:

        Sou muito fã do seriado, e fã de Daemon e Rhaenyra , torço por eles.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s