Cleópatra: Novidades sobre a produção do aguardado filme histórico

Em abril de 2024, houve um desencontro de informações aqui no MiscelAna quando o status do longa Cleopatra, que seria estrelado por Angelina Jolie e produzido por Amy Pascal, foi noticiado como “descartado”. Na verdade, o projeto está andando, mas quem deve interpretar a Rainha do Egito não será mais a atriz de 49 anos, mas sim a estrela Zendaya, de 28.

As mudanças foram confusas pois o projeto com Angelina, que estava em desenvolvimento desde antes de 2012 foi inclusive algo do escândalo do vazamento dos e-mails da Sony que provocaram a demissão de Pascal, na época e onde o produtor Scott Rudin falava mal da atriz, furioso com o atraso do início do projeto porque Angelina estaria estudando filmes de diretores em potencial.

“Mate-me, por favor. Imediatamente”, ele disse em um e-mail para Pascal em junho de 2014. “Não vou destruir minha carreira por uma pirralha mimada minimamente talento,” escreveu na época.

Amy Pascal saiu da Sony, mas conseguiu manter tanto Cleopatra seguindo como Angelina no projeto. O reencontro (ultra público) das duas em 2015 foi notícia em todos os jornais e isso parecia estar destinado à curiosidade de bastidores. Porém, em 2016, Angelina e Brad Pitt brigaram e desde então ela vem trabalhando como diretora e atriz, mas sem emplacar sucessos e em menos projetos. Sua chance de Oscar por Maria, de Pablo Larraín, ainda não se confirmou, mas a Rainha do Egito definitivamente saiu da agenda dela.

Quando Denis Villeneuve avisou em novembro de 2023 que embarcaria na história de Cleópatra assim que terminasse Duna, parecia que seria um terceiro longa sobre a lendária egípcia, mas não, era o mesmo com roteiro de Brian Helgeland e produção de Amy Pascal. Ou seja, quem saiu do páreo foi apenas Angelina Jolie. Etarismo? Conflitos criativos? Não saberemos.

O fato é que com o diretor canadense assumindo o comando ele teria eleito Zendaya como sua musa, uma vez que já trabalham juntos em Duna. E há rumores de que queria também Timothée Chalamet como Octavius ​​e Daniel Craig como Júlio César. Seria incrível e vale ressaltar que não sabemos quem seria Marco Antônio e que nenhum dos dois atores teoricamente convidados teria ainda confirmado nada. A demora faz sentido, afinal toda discussão ainda estava rolando enquanto a greve dos atores da SAG estava em andamento, em 2023. Mas, segundo Villeneuve falou à Vanity Fair em setembro de 2024, Cleopatra “está avançando lentamente”, mas está andando.

O roteiro agora terá uma visão feminina, uma vez que a roteirista de 1917, Krysty Wilson-Cairns, está adaptando os rascunhos que David Scarpa (Napoleão) e Helgeland tinham escrito. A sinopse anterior dizia que o filme seria um “thriller político”, com violência, sexo e complôs, talvez isso mude consideravelmente.

A base histórica para os escritores é o best-seller de Stacey Schiff, de 2010, que aborda a ascensão de Cleópatra ao poder, desafiando a narrativa milenar que a descreve como uma sedutora e manipuladora para desenhar dessa vez uma líder politicamente astuta investida no bem-estar de seu povo. O livro também se aprofunda na educação da Rainha e analisa seu papel como mãe e suas crenças culturais e religiosas. O filme com Gal Gadot também está usando o livro de Schiff como referência.

Embora a escalação de Zendaya seja dada como certa (provocando a eterna polêmica em torno de uma atriz negra interpretando a egípcia de naturalidade grega), nenhum nome está oficialmente confirmado ainda. Seguimos acompanhando!


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário