Marcus Drusus e Desmond Hart: Messias ou Vilões?

Para os órfãos de Raised By Wolves, a série mais louca e confusa dos últimos anos na TV, cancelada pela MAX quando nosso protagonista flutuava de cabeça para baixo depois de ser morto, reencontrar Travis Fimmel em Duna: Profecia proporciona – na nossa imaginação – várias possibilidades de “e se”?

Há muitas coisas em comum entre as personagens além do ator. Ambos tem problemas com fé excessiva assim como a interferência igualmente excessiva da tecnologia. Ambos são adeptos da violência e não medem meios ou consequências para sobreviverem e conseguir o que querem. Juntando o fato de que visualmente Travis está bem parecido (a mesma barba, os uniformes militares e apenas o cabelo em estilo diferente), me propus a pensar em um cross over. Assumo, pedi ajuda ao ChatGPT para parte da brincadeira. E aqui está o resultado! Espero que gostem.

Primeiro, o final confuso de Raised By Wolves

A série produzida por Ridley Scott foi sumariamente cancelada na sua 2ª temporada, completamente insana e brilhante, antes que a história fosse concluída. Marcus Drusus, na verdade o ateísta Caleb, que matou o verdadeiro Marcus para fugir da Terra e começar uma nova vida no planeta Kepler 22-B. Disfarçado entre os religiosos Mithraicos, ele é avesso à fé como à tecnologia, porque os androides foram usados contra os ateístas e o planeta. Entrar em detalhes é desviar a proposta do post. É só mais um detalhe que sugere, como os fãs estão dizendo, que Marcus e Desmond Hart de Duna: Profecia sejam “primos”.

O final de Marcus em Raised by Wolves deixou muitos fãs confusos, principalmente porque ele passa por uma transformação dramática.

No final da primeira temporada, ele tem uma jornada complexa de redenção e, ao mesmo tempo, de conflito com sua própria descoberta de fé. Isso porque, num acidente inesperado, ele se transforma em um fervoroso líder Mithraico e passa a acreditar cegamente em sua missão. Mas, ao longo da segunda temporada, suas crenças começam a se desintegrar, especialmente após a morte de sua esposa, Sue que – melhor se sentar se não viu a série – foi transformada em uma árvore e foi engolida pela serpente voadora (que é uma espécie de simbiótica, representando tanto a força da natureza quanto a manipulação tecnológica). Sue, como árvore, é um símbolo de renascimento ou de algo que transcende a morte, mas ao mesmo tempo perde sua humanidade.

No auge da improvável aliança de Marcus com a androide que ele odiava, ele é sequestrado e assassinado por um mithraico, mas para a surpresa de todos, seu corpo começa a flutuar de cabeça para baixo, numa representação visual da mudança de perspectiva e da forma como ele foi absorvido pelo caos que o cerca. Ele literalmente está virando de cabeça para baixo, mostrando que sua fé foi virada do avesso, que ele não tem controle sobre o que está acontecendo. Ficamos para decidir se ele está morto ou se é um messias. Raised by Wolves deixa isso ambíguo.


A levitação de Marcus pode ser interpretada como um tipo de renascimento ou transformação, ou a perda de sua humanidade e de sua fé em algo maior, e sua transição para um novo papel dentro do caos que ele ajudou a criar. O fato de ele não ter uma resposta clara sobre seu destino no final (se vive ou morre) é proposital, mantendo o mistério e deixando espaço para uma possível resolução mais clara nas temporadas seguintes, que não vieram ou virão.

Raised by Wolves era realmente uma série incrível, cheia de mistérios e temas profundos. É uma pena que tenha sido cancelada, mas suas camadas filosóficas e simbólicas continuam deixando um impacto.

Desmond Hart: um enigma dentro de um enigma

Só tivemos um único episódio de Duna: Profecia, mas, claramente, ele é avesso à influência religiosa das Bene Gesserit e igualmente é contrário à tecnologia, que foi abolida em conflitos anteriores à série. O que sabemos dele?

Desmond fez impressionantes 12 viagens por Arrakis, mas, na sua última missão seu regimento foi exterminado e ele é o único sobrevivente. Ele volta à Salusa Secundus e imediatamente alerta ao Imperador sobre o perigo ‘invisível’ na Corte.

Vimos que em Arrakis, Desmond foi engolido por Shai-Hulud, o verme da areia gicantesco, mas de alguma forma escapou vivo. Mais do que isso, ele tem o poder de fazer as pessoas queimarem de dentro para fora sem tocá-las. Bem estilo “Marcus”, não? Só que Desmond está ligado à profecia que dá início à série e isso foi dado como um aviso, não um spoiler, pela showrunner Alison Schapker. “É realmente um mistério e quem ou o que o capacitou é um dos mistérios centrais que nossas irmãs precisam descobrir,” ela dá a dica.

Portanto a aparição de Desmond Hart foi, de alguma forma, previsto pela Reverenda Madre Raquella Berto-Anirul (Cathy Tyson) no início do episódio. Ela menciona um verme da areia, pele queimada, sangue e a morte de um nobre. Confere, confere, confere e confere, sempre com Desmond Hart em cena. Coincidência?

A habilidade misteriosa de queimar a pele de suas vítimas, mesmo à distância, é o enigma maior até o momento. Desmond afirma que “recebeu grande poder” e, ao que parece, tem a ver com o “Tiran-Arafel”, a ameaça existencial à humanidade mencionada por vários. E os que leram o livro lembram que é a referência a uma “nuvem escura no fim do universo” que pode ter implicações de longo alcance para o futuro da humanidade. Ou seja: Desmond quer evitar ou acelerar o cataclisma?

Acima de tudo, Desmond Hart se opõe ao silencioso controle das Bene Gesserit no universo. E se propõe a qualquer coisa para destruí-las, inclusive matar um menino de nove anos.

IA projeta o cross over de Marcus e Desmond

Em um Crossover improvável e desenvolvido por Inteligência Artificial, podemos imaginar diferentes cenários para Desmond Hart e Marcus Drusus, caso se encontrassem em um mundo intermediário, onde o misticismo do universo de Duna: Profecia colide com a tecnologia avançada e o fanatismo de Raised by Wolves.

“Imagine Marcus confrontando Desmond sobre a ideia de destino e escolhas, enquanto Desmond tenta convencer Marcus de que a fé cega (algo que Marcus conhece bem) pode ser usada como uma arma“, o ChatGPT sugeriu. “E se Marcus Drusus e Desmond fossem uma única pessoa, mas em linhas do tempo diferentes? Um homem moldado pela luta entre razão e crença, que começa como Marcus em sua devoção religiosa até se tornar Desmond, alguém mais racional, mas igualmente misterioso e enigmático“, acrescentou.

Com ambas sugestões declinadas, a proposta seguinte foi a de “uma fusão de Marcus e Desmond para explorar temas como fé versus lógica, humanidade versus tecnologia, e o que realmente significa ser livre

Teorias e teorias

Ainda é cedo para decifrar Desmond Hart, mas ele entrou com o pé na porta. Por conta de sua crueldade (matar um menino de 9 anos é bem Game of Thrones) e o mistério aumenta quando a referência dele é ninguém menos do que o controverso Rasputin. Por conta disso, as teorias sobre quem ele é ou o que ainda vai fazer se multiplicam. Em um único episódio!

Para Travis Fimmel, que deu alma aos dois, há uma grande liberdade com o fato de que ninguém saiba nada sobre Desmond. “Não tem tanta pressão, e isso te dá, como ator, muita liberdade para se divertir”, ele disse em uma entrevista. “Foi escrito maravilhosamente e é um personagem muito intrigante para mim. É divertido de interpretar, tem muitas camadas e um enigma dentro de um enigma”.

A essa altura, Fimmel está acostumado com homens com complexo de messias. E nós? Adoramos decifrá-lo.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário