Só uma coisa alivia a tristeza que esse é o penúltimo episódio da temporada 3: teremos uma 4ª, então mesmo que signifique uma pausa de dois anos, a história não pára por aqui.
Isso é bom porque o drama dessa terceira parte da história é muito mais denso e dramático do que dramas sobre bailes ou óperas. Já tivemos casamentos, mortes, noivados e … traições?
A ver o que a sinopse revela!

Excomungado
Em meio ao lançamento de um livro escandaloso, Mrs. Astor discute o futuro de seu baile em Newport.
Após retornar do Arizona, Larry compartilha uma descoberta promissora com George, mas recebe, em troca, uma notícia preocupante.
Enquanto isso, o Dr. Kirkland recebe informações inquietantes sobre Peggy,
e a casa dos Russell descobre a fonte dos recentes vazamentos para a imprensa.
Pois é, chegamos a um fato que anunciamos há mais de um mês: a derrocada social de Ward McAllister, um fato histórico e marcante da era dourada de Nova York. Antecipando o erro de Truman Capote décadas depois, McAllister publicou o livro Sociedade como a Encontrei (Society as I Found It), com consequências catastróficas para ele.
McAllister julgou que o livro era uma espécie de “memorial social” com as regras e anedotas mais íntimas e elevadas, porém indiscretas. Com observações detalhadas sobre festas, refeições, hábitos de consumo, tipos sociais e dicas de etiqueta em geral, indiretamente o livro forneceu prova e material da mesquinhez, dos escândalos e das fofocas dos mais ricos e famosos, mesmo com nomes trocados sendo possível identificar cada um e cada evento do qual ele se referia.


As mulheres ofendidas, lideradas pela Sra Astor, vão excluir McAllister dos círculos que ajudou a construir. É a despedida que promete ser triste, ainda mais porque foi verdadeira, do personagem que Nathan Lane interpretou tão bem.
A única coisa que me pareceu positiva é que a liga que vai organizar a exclusão é formada por Bertha, Sra Astor e Sra Fish, com todas se reunindo na casa de Agnes. Isso mesmo, Bertha estará na casa dos Van Rhijn pela primeira vez em três temporadas!

Sobre o baile, bom, por tradição as temporadas de The Gilded Age acabam com uma vitória de Bertha Russell, embora os spoilers sugiram uma pequena mudança na regra, por hora parece que seguiremos para fechar a temporada em Newport na inaguração do salão de festas dos Russells.
As imagens de divulgação eram de todos em gala portanto A Sra. Astor, que na vida real recebia 400 pessoas todo verão em seu baile (o número de pessoas exato para encher o salão. Nunca 399 ou 401 pessoas, o número era mesmo 400), estará organizando tudo em meio ao lançamento do livro de McAllister e o escândalo da separação de sua filha, Charlotte. Sabemos que a Sra. Astor quer banir qualquer mulher divorciada, mas Bertha é fiel à Aurora. Pelo visto, Astor e Russell vão disputar a coroa.

E como sabemos, a felicidade de Larry e Marian durou muito pouco. Marian passou a 1ª temporada toda acreditando em cada mentira deslavada de Tom Raikes, mas com Larry foi implacável. Ficou noiva um dia, rompeu no outro, mas ele ainda não desconfia.
O fato é que Larry mentiu para Marian e mesmo que o assunto fosse delicado, ela, como todas nós, esperava que Larry Russell fosse melhor do que os outros. Não apenas jamais mentisse como nunca fosse à bordéis, menos ainda na noite em que pediu Marian em casamento. Sabemos que ele não fez nada, mas até explicar para ela… ha, boa sorte.
Então Larry vai chegar em casa e receber a carta que Marian deixou com Church – que tem a aliança de noivado sendo devolvida. Ele vai tentar falar com ela, em vão. Todas as falas, as fotos e informações que temos é que Marian será irredutível em não perdoá-lo.

É uma pena porque a missão profissional foi realizada com louvor: ele volta para casa informando para George que não apenas conseguiu as terras que queriam, mas as minas que valem ainda mais dinheiro. Papai vai ficar orgulhoso e talvez por isso fique do lado de Larry quando ele explodir diante da felicidade de Bertha de que o noivado foi rompido. Ela é inocente nessa, mas vai levar a culpa pela fama que criou e o que fez com Gladys. Bem feito.
Nossa garota Peggy parecia tranquila no trailer específico do episódio, mas vai juntar ao clube de lágrimas que só cresce na série. Oscar tem que fingir estar bem mesmo com a morte traumática de John Adams, seu amante, amor e principal incentivador da retomada profissional dele e Peggy? Bom, se tivesse escutado Marian não estaria na mesma posição do Larry ao contrário.

As informações ainda mais importantes do que um romance platônico com um homem casado eram a de que foi casada e teve um filho, coisa que o Dr. Kirkland vai descobrir através da mãe preconceituosa dele, criando um atrito sério no romance mais tranquilo da nossa escritora querida.
A sinopse não menciona, mas vimos imagens de Gladys e Hector juntos em Sidmouth, sem Lady Sarah por perto então pelo menos dessa união forçada poderemos ter boas notícias. Não é paradoxal?
Por fim, descobriremos quem anda vazando as informações da casa dos Russells para a imprensa. No Reddit há três teorias 1) A Sra. Andre, camareira de Bertha (minha aposta); 2) a própria Bertha (não faz sentido) e 3) a Sra. Bruce (!?) porque ela precisa de um dinheiro extra para pagar pelo hospital do marido.
Qual é a sua aposta?
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
