A mulher que assinou o estilo de Diana

Há dez anos, em setembro de 2010, falecia Catherine Walker, a designer e amiga pessoal da princesa Diana responsável por alguns dos looks mais clássicos e amados até hoje. Catherine morreu aos 65 anos, vítima de um câncer. Ela assinou mais de mil modelos para a princesa, que foi enterrada em um vestido preto dela. A parceria das duas entrou para a história da moda.

Catherine nasceu na França, em junho 1945. Estudou Filosofia e chegou a ter um Mestrado. Quando estava fazendo seu doutorado, se mudou para Londres, onde se casou com promotor John Walker, em 1970. Os dois tiveram duas filhas, mas John morreu tragicamente em um acidente cinco anos depois, durante as férias da família na França. Catherine, com apenas 30 anos, permaneceu na Inglaterra. Sem saber como manter suas filhas, foi estudar design em uma escola à noite. Em 1976, conheceu o iraniano e designer, Said Cyrus, que viria a ser seu segundo marido e sócio. Ainda de luto, Catherine passou a criar roupas como parte de sua terapia, por sugestão do próprio Said. Ela teria dito a ele que só sabia cozinhar e costurar, por isso ele recomendou que ela usasse seus dons em algo criativo para aliviar a dor. Nasceu assim a sociedade e depois o romance. Quando Catherine assinou sua primeira coleção, já estava casada com Said.

Catherine Walker e suas filhas Marianne e Naomi, perto de seu atelier em Chelsea, Londres

Primeiro as criações foram para moda infantil, porém em pouco tempo passou a criar para mulheres também. Em 1976 começou sua companhia, a The Chelsea Design Company, uma no depois abria seu atelier na Sydney Street, em Londres e em 1990 já era reconhecida como a designer do ano no British Fashion Awards. Claro, já era sua associação à Diana que fez de Catherine uma estrela no mundo da moda.

Catherine Walker lançava duas coleções por ano, assim como assinava vestidos de noiva. Depois de alguns anos, entrou também no mercado de cosméticos. Por tradição, evitava os desfiles das semanas de moda, preferindo fazer peças sob medida para suas clientes. Dessa forma, garantia a exclusividade que virou sua marca registrada.

Diana conheceu Catherine e Said através de amigos em comum, ainda em 1976. Era o período em que a designer ainda trabalhava com coleções infantis e maternidade. Ainda em 1981, três meses depois do casamento, Diana passou a usar roupas da marca, que foram sua escolha principal quando engravidou do príncipe William, em 1982. Diana foi pessoalmente ao atelier da artista e ficaram amigas imediatamente.

Diana vestindo Catherine Walker

Catherine ajudou a uma ainda insegura Diana a trabalhar na parte visual, pois a princesa ainda estava aprendendo a se vestir para as aparições públicas. O encontro das duas foi um acerto feito no paraíso. A partir daí, foi com Catherine que Diana trabalhou todo seu figurino, dos primeiros anos até o período de fashion icon.

Os últimos anos de vida da princesa foram quando Diana pôde, já separada de Charles, ousar mais e brincar com a moda. Os figurinos, já importantes antes, passaram a ser algo essencial para suas aparições. A assinatura era de ousadia, mas jamais vulgaridade.

No entanto, por questões de saúde, Catherine já não conseguia mais acompanhar a sufocante agenda de Diana. Em 1995, Catherine foi diagnosticada com câncer de mama e o tratamento reduziu o tempo que poderia se dedicar ao trabalho. As duas combinaram que a parceria seria em menor quantidade, mas Diana já estava absolutamente em outro patamar, longe da professora de jardim de infância dos anos 1980s e era a mulher mais famosa do mundo. Em menos de dois anos, porém, viria a morrer em um acidente de carro em Paris. Catherine ficou devastada com a notícia.

Os anos sem Diana foram dedicados a vestir estrelas como Julia Roberts, entre outras. Três anos depois da princesa, Catherine não resistiu mais ao câncer e faleceu. Said Cyrus assumiu a marca e vem comandando as coleções de Catherine Walker. Kate Middleton segue o exemplo da sogra e frequentemente é vista com peças da amiga de Diana.

Aqui a nossa homenagem a alguns dos looks mais famosos de Diana com Catherine Walker.

Publicidade

9 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s