Finalmente, a redenção de Ivar?

Faltam poucos dias. Pouco mais de uma semana. E vamos entrar de cara onde paramos em fevereiro de 2020, com SPOILER ALERT Ivar ferindo Bjorn mortalmente. A segunda parte da temporada 6 de Vikings vai ao ar no dia 30, no Fox Premium (Brasil).

A última cena da 6ª temporada, quando Ivar “mata” Bjorn

Se a série começou com todo foco em Ragnar Lothbrok, desde que ele deixou a série (na 4ª temporada) dois de seus quatro filhos dominaram a trama, o primogênito, Bjorn Ironside e o caçula, Ivar, the Boneless. Especialmente, Ivar.

Inspirado no famoso viking que aterrorizou a Inglaterra, Ivar é o vilão perfeito. Tridimensional, complicado e odioso, triste e menosprezado, doente fisica e psicologicamente. O talentosíssimo Alex Hogh Andersen criou um dos melhores personagens da TV e do streaming, tendo a sensibilidade de mostrar a dor física da deficiência física de Ivar – que literalmente não consegue ficar em pé – e como o ressentimento corrompe a alma.

Ivar destruiu sua família no sonho pelo Poder. No final da quinta temporada, Bjorn retoma o trono de Kattegat, mas não consegue capturar Ivar que é mesmo melhor estrategista para os vikings do que os irmãos. Na sexta temporada, abrimos com Ivar derrotado, fugindo do alcance de sua família apenas para ser capturado por um homem ainda pior que ele mesmo, o russo Oleg. A amizade improvável dos dois se estabelece imediatamente, com ambos testando e desconfiando um do outro. O perigoso jogo dos dois está no pano de fundo enquanto partilham do projeto de retomar a Escandinávia.

A essa altura há pouca maldade que Ivar não possa ter realizado. Portanto, tê-lo planejando uma vingança contra Oleg é deliciosamente tenso. Ivar nunca partilha sua estratégia com ninguém, como o xadrez, planeja a movimentação em silêncio e sozinho. O destino dele, já sabemos, é a morte. A questão é como? Através de quem? Como? Nem o autor, Michael Hirst ou o ator, revelam.

Para os fãs de Ivar, esperamos uma redenção antes de sua partida para Valhalla. Sua relação com Igor já é um passo em direção a ela.

Assim como seu reencontro com Hvitserk, que o traiu na 5ª temporada, demonstra que Ivar sabe – aparentemente – perdoar. Ele não se incomoda que o irmão fale há anos que vai matá-lo, como ele mesmo disse, ele ama Hvitserk.

A relação tortuosa dos dois, que começou na 5ª temporada vai ser explorada na parte final. SPOILER ALERT, os dois lutam juntos para derrubar Bjorn, retornam para Kiev e partem para Inglaterra, mas em algum momento se desentendem tão feio que Ivar vai apanhar do irmão, ficando bastante ferido inclusive.

“Estou feliz como [Ivar] se aprofunda e muda. Ele ainda é “Ivar”, ainda é imprevisível e deficiente em muitas maneiras, mas veremos outros aspectos dele emergir”, disse Hirst. A frase reforça o que o ator Alexander Ludwig (Bjorn) também já mencionou, que Ivar vai “se arrepender de alguns erros do passado” e tentar corrigi-los.

Alex Hogh Andersen não revela nada sobre o destino de Ivar. Há anos, comentou que ele merecia uma morte inesperada e simples, bem o oposto que o próprio Ivar (e todos) espera. Seria um teaser?

Não é a toa que o trailer da temporada final começa com a fatídica última conversa entre Ivar e Ragnar, em que o pai o aconselha se vingar de todos que o subestimarem. Eu tenho medo de Ivar. E você, não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s