O desafio de ser um fenômeno

Todo criador de conteúdo sonha com a aceitação do público, gosta do elogios e lida com o sucesso, quando ele vem. Não é nenhuma novidade para séries como Star Trek, Arquivo X, Sopranos ou até mesmo Lost, todas com um público fiel que beira o xiita.

A existência das “redes sociais” só contribuiu para um desafio maior. Não é pelas críticas, mas pela paixão e “controle dos fãs” que interferem e divulgam imagens das gravações, revelando segredos antes do tempo. Os famosos spoilers.

Devo dizer que eu AMO spoilers e não me incomodo em nada, porém há hoje um grande problema para aqueles que não apreciam. Um exemplo de como foi crescendo.

Em 2007, quando o elenco de Sex And the City estava gravando o filme, que seria lançado no ano seguinte, o público acompanhou nas ruas e uma cena importante (nem deve ser mais spoiler, mas fique avisada) , a de Carrie abandonada no altar por Mr. Big, foi divulgada em todos os sites e redes sociais da época.

Os últimos longas de Harry Potter também sofreram com isso. As poucas cenas não rodadas nos estúdios, foram compartilhadas ao redor do mundo.

Quem sofreu muito com tanta patrulha foi a série Game of Thrones. Na sexta temporada, quando o mundo ansiava pela confirmação da volta de Jon Snow, vários sites e canais do Youtube conseguiram informações chave, descrevendo cenas e diálogos inteiros. O roteiro completo da penúltima temporada vazou no Reddit e quando as externas começaram a ser rodadas, cada foto confirmava o que tinha vazado.

Dessa forma, quando chegou a final, a HBO estava determinada a guardar a sete chaves os segredos. Com isso, “perdeu” uma das grandes vantagens – a de gravar in loco na Croácia – porque não queria que os fãs descobrissem o que estava acontecendo. Construíram Dubrovnik nos estúdios da Irlanda e apenas poucas cenas externas… bingo, fora, fotografadas.

The Crown, que nem tem spoiler porque é inspirada em fatos reais, também passou pelo mesmo problema. A novata, Emma Corrin, já era conhecida nas redes sociais antes mesmo da estréia. Estava, como parecia nas fotos, brilhante.


A atual febre das redes parece ser Peaky Blinders. Há tempos que os fãs buscam dicas dos segredos com as fotos das gravações, mas agora que é a despedida, só piorou.

A volta de Kate Philips, por exemplo, já foi confirmada (embora não seja o pior dos spoilers).

Ou seja, se você não sabe conviver com o risco, nos dias de hoje é muito difícil gostar de uma série e não esbarrar com spoiler no caminho. Voltando a Game of Thrones, a foto de Kit Harington em Dubrovnik, é um exemplo dos tempos atuais.

Veja a foto que vazou, mais uma vez.

E agora a oficial.

SPOILER ALERT. Simplesmente vemos Jon novamente com a roupa dos Night Watch. Como sua cena foi gravada no mesmo dia em que gravaram com Lena Heady, houve a dúvida do encontro de Jon com Cersei.

Ou seja, no primeiro dia de gravação, vazou O FINAL DA SÉRIE. Para quem, como eu, já tinha visto as fotos, sabia que haveria um momento em que ele – de preto – estaria em King’s Landing, cercado de homens do Night Watch, descendo as escadas. Conforme o tempo ia passando e a cena não entrava, mais ainda, quando ficou impossível de Jon encontrar Cercei, ficou claro o que aconteceria.

Portanto, se você é fã de alguma série que não é 100% gravada em estúdio, cuidado. Não há mais segredos nas redes sociais!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s