A história da Capela de São Jorge

A capela de São Jorge foi o cenário de batizados e casamentos, incluindo os de Harry e Meghan, Edward e Sophie assim como das princesas Beatrice e Eugenie. É também o segundo principal mausoléu da monarquia britânica há séculos, atrás apenas de Westminster.

Nela estão enterrados vários membros de diferentes dinastias da Família Real, dos Plantanagetas aos Tudors, passando por Yorks e Lancasters. É onde os casais Eduardo IV e Elizabeth Woodville estão enterrados lado a lado, assim como Henrique VIII e Jane Seymour e os pais da Rainha Elizabeth II. Também é onde estão o Duque e a Duquesa de Windsor. E será onde a rainha, um dia, voltará a estar ao lado do príncipe Philip.

A primeira coisa que se deve lembrar é que apesar de ser “capela”, a bela e gótica São Jorge tem dimensões de uma catedral. Fica anexo ao castelo de Windsor, que é o endereço de figuras históricas importantes inglesas desde o século 9, de William, o conquistador a Henrique VIII, entre eles.

A capela começou a ser construída por Eduardo IV em 1475, dedicada à Maria (apesar de ser chamada de São Jorge), adotando o estilo gótico perpendicular.

Foi completada apenas em 1528, no reinado de Henrique VIII. Henrique, que é um dos monarcas enterrados no local, não tinha planejado assim. Quando Jane Seymour morreu, de parto, os dois eram jovens e o mausoléu para eles naturalmente não estava pronto. Portanto ela foi enterrada no chão da capela (temporariamente). Quando o Rei morreu, no entanto, não mudaram o local e nunca terminaram o local mais a sua altura. Isso só foi descoberto séculos depois, quando George IV, em 1813, quis reformar a capela. Além de encontrar os corpos de Henrique e Jane, foi identificado que ao lado deles estava também
o corpo do trágico rei Charles I. Para não perturbá-los mais, os corpos ficaram onde estavam e apenas uma placa os identificando foi colocada.

A família Windsor é tradicionalmente enterrada na Capela de São Jorge. A Rainha já escolheu que ali deve ser seu mausoléu. O corpo de Philip, portanto, será colocado no Royal Vault, onde estão os pais dela e sua irmã, princesa Margaret. O destino temporário é nobre. Quando a Rainha falecer, ele será transportado para o lado dela. Romântico, triste e mórbido. Mas histórico também.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s