Príncipe Philip morreu quase exatos dois meses antes de completar 100 anos. Seu aniversário – 10 de junho – será lembrado no Reino Unido com duas exibições: em Windsor e na Escócia.
A exposição Prince Philip: A Celebration terá 150 objetos importantes para o duque de Edimburgo e que marcaram sua vida de uma maneira ou outra. Em Windsor, onde passou os últimos dias de sua vida e onde foi enterrado, a mostra vai focar também na coroação de Elizabeth II, em 1953. A capa longa vermelha e a coroa que Philip usou na cerimônia estarão expostas, assim como seu trono que tem a letra “P” encravada. O objeto ficava normalmente na sala do trono no Palácio de Buckingham e será transportado especialmente para a ocasião. As outras curiosidades da exposição vão desde correspondências oficiais até uma cópia do menu do café da manhã servido na festa de casamento da Rainha com o duque, há 73 anos. Outros ítens estarão no Palácio de Holyroodhouse em Edimburgo, marcando o carinho que o príncipe tinha pela Escócia. As exposições estão previstas para 24 de junho em Windsor e um mês depois, na Escócia.

Ultima foto oficial de Philip
Príncipe Philip faleceu em Windsor, no dia 09 de abril, depois de passar os dois últimos anos indo e voltando do hospital. A causa morte oficial foi natural, devida a idade avançada. No último ano de vida, devido ao isolamento social exigido pela pandemia, a Rainha e seu marido ficaram isolados do resto da família e apenas príncipe Charles esteve com o pai no hospital. Embora televisionado, o enterro foi íntimo e com pouquíssimos convidados. Príncipe Harry, que há um ano se mudou para os Estados Unidos, voou para prestar homenagem ao avô.
Muitos apostavam que Meghan Markle e Harry fariam uma homenagem direta ao duque quando escolhessem o nome da filha, que nasceu no dia 06 de junho. O casal vai batizar a filha como Lilibet Diana, que junta o apelido da Rainha e como Philip chamava a esposa (assim como homenageia a princesa Diana). O gesto emocionou a soberana, segundo fontes.
Outra homenagens, nas redes sociais, são esperadas essa semana. A Rainha já retomou os trabalhos e a Família Real ainda lida com as declarações bombásticas de Harry sobre os parentes. O ano de 2021 certamente será doce e amargo para os Windsors.

Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






