A trágica vida de Emma Hamilton

A beleza de Emma Hamilton é fato histórico imortalizado no cinema, na literatura, nas Artes. Sua incrível história de amor com o herói britânico, Lord Horatio Nelson, foi imortalizado no filme Lady Hamilton, a Divina Dama e estrelado pelo casal mais famoso da época: Vivien Leigh e Laurence Olivier.

O filme, uma super produção na época, veio logo depois de E O Vento Levou, com Vivien sendo uma das maiores estrelas do cinema e Olivier, do teatro. A essa altura, o casal de amantes já estava oficialmente casado, mas relatar o amor adultero e ideológico de Emma e Lord Nelson foi especial e irresistível para ambos. Dizem que não apenas Winston Churchill considerava esse o seu melhor filme como ele mesmo teria escrito os discursos patrióticos de Lord Nelson.

A história é fascinante, muito mais por ser verdadeira.

Ousada, bela, ambiciosa e famosa

De origem pobre, Emma nasceu como Amy Lyon, há 256 anos, filha de um ferreiro que nem chegou a conhecer. Sua mãe e sua avó a criaram, mas sem condições de dar educação básica ou luxo. Aos 17 anos, com uma beleza inegável, Amy adotou o nome de Emma Hart e se mudou para Londres, para tentar a sorte.

Havia poucas possibilidades fora do casamento para mulheres: ser doméstica, atriz ou prostituta eram as opções e todas foram tentadas por Emma. Aos 12 anos começou como empregada, mas não conseguiu se manter na casa por muito tempo.

Aos 17 anos, se tornou amante de Charles Francis Greville. A essa altura já tinha uma filha que foi criada por sua avó. Com ele, ganhou um banho de loja e educação e através de Greville conheceu artistas como George Romney, que se encantou com seus traços e a elegeu como sua musa. Em pouco tempo, Emma estava famosa em Londres, com vários quadros e gravuras.

Infelizmente, Greville não tinha boas intenções. Além de ganhar em cima dos quadros da amante, ele a convenceu que se casaria com ela, e por isso Emma viajou para Nápoles, onde se uniriam oficialmente. Porém, sem seu conhecimento, Greville a vendeu para seu tio, Sir William Hamilton, um viúvo rico e bem mais velho, que colecionava quadros e estátuas de mulheres bonitas.

A ideia era que Sir William ficasse com Emma como amante por um período, antes que Greville retomasse o caso. No entanto, Sir William gostou da aquisição e se casa oficialmente com Emma, a tornando Lady Hamilton.

Em Nápoles, Emma fica amiga dos reis e se torna uma das mulheres mais influentes locais. Para Emma, Sir William não negava nada e ela viveu feliz nesse arranjo até conhecer o herói naval Sir Horatio Nelson, que veio à Nápoles pedir auxílio a Sir William. Os dois se entendem imediatamente, com Emma sendo crucial para ajudá-lo em sua missão.

Os dois ficaram 5 anos sem se ver e, quando se reencontraram, Nelson já estava sem um braço, envelhecido e com problemas de visão. Nada que impedisse a Emma a continuar apaixonada, aparentemente. Os dois embarcaram abertamente em um romance, aceito pelo marido dela, nem tanto pela esposa dele, Fanny.

Quando Nelson foi chamado de volta para Londres, Emma o acompanhou. A essa altura, todos sabiam do romance e não ajudou o fato de que Emma tenha engravidado. A infelicidade de Fanny chegou ao ponto em que o fez escolher entre as duas, claro, perdendo no processo. Sir William faleceu sem dinheiro, e Emma não herdou nada de significativo como sua viúva. Estava tudo bem, pois a idéia de Nelson era se casar com o amor de sua vida. Porém, ele morreu em uma batalha, antes de mudar seu testamento. Sem os dois homens que a sustentavam, Emma logo decaiu financeiramente. Na verdade, nunca se recuperou emocionalmente da morte de Nelson.

Alcoólatra, endividada e envelhecida, Emma fugiu para França onde morreu, aos 49 anos, praticamente mendiga.

Uma história trágica, triste e extremamente, romântica.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s