Os 85 anos de Robert Redford

A beleza de Robert Redford nunca desafiou seu público a diminuir sua inteligência. Ele é uma lenda como ator, produtor, diretor, ativista e empresário. Manteve sua integridade artística ao longo das décadas com filmes e produções marcantes, com ocasionais participações em conteúdos mais populares (como o universo Marvel), mas ele, sem exagero, uma lenda.

Sua filmografia inclui clássicos como Butch Cassidy e Sundance Kid, O Golpe, Todos os Homens do Presidente, Entre Dois Amores… e até o cafona Proposta Indecente. Sua primeira tentativa atrás das câmeras resultou em Oscar de Melhor Filme e Direção, em 1980, com Gente como a Gente. Criou e até hoje lidera o prestigiado Sundance Film Festival, para alimentar o cinema independente. Ele é nada menos do que sensacional.

Robert Redford nasceu na Califórnia, em 1936, e só descobriu a veia artística depois de sair da faculdade (onde tinha bolsa de estudos por jogar baseball) antes de formar e ir passear na Europa. A vida boêmia em Paris o ajudou a encontrar o foco para o que queria fazer na vida e voltou para os Estados Unidos, um ano e meio depois.

Conheceu a primeira mulher, Lola, enquanto começava no teatro. Logo se destacou na Broadway, estrelando a peça Descalços no Parque. Foi a esta produção de Neil Simon que o apresentou à amiga, Jane Fonda, e que fez dele ima estrela em Hollywood, quando Robert foi escolhido para repetir o papel no cinema. Em seguida começou a longa parceria com Paul Newman, quando estrelaram Butch Cassidy e Sundance Kid.

Politizado, nos anos 1970s Robert fez questão de se conectar com filmes que tratassem de temas atuais e importantes, como o meio-ambiente.

Seus filmes românticos, no entanto, estão entre os mais populares de sua carreira. Nosso Amor de Ontem, com Barbra Streisand, e Entre Dois Amores, com Meryl Streep, são clássicos. Sua atuação em O Grande Gatsby, com Mia Farrow, também foi elogiada.

Seus filmes, Gente como a Gente, Quiz Show e Nada é Para Sempre, foram sucesso de crítica.

Talvez suas atuações como jornalista sejam as mais icônicas. Será sempre lembrado como Bob Woodward, de Todos os Homens do Presidente, com Dustin Hoffmann, e como Dan Rather, por Conspiração e Poder, com Cate Blanchett, para citar os dois mais famosos.

Como ator, foi indicado por uma atuação impecável por Até o Fim, pelo qual merecia o reconhecimento.

Sua vida pessoal é extremamente discreta. Quando se separou de Lola, com quem tem duas filhas, namorou a brasileira Sonia Braga, mas desde os anos 1990s está com a artista alemã, Sibylle Szaggars. Em 2018, quando estrelou com The Old Man & the Gun anunciou a aposentadoria das telas. Será?

O título de seu filme de 1984 é o que o melhor define. É Um Homem Fora de Série. É mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s