Em 1996, a adaptação para o cinema do best seller de Michael Ondaatje, O Paciente Inglês foi uma febre. Dirigido por Anthony Minghella e estrelado por Ralph Fiennes, Kristin Scott-Thomas e Juliette Binoche, o longa recebeu 12 indicações ao Oscar, ganhando nove, incluindo Melhor Filme, Diretor, Edição e Atriz Coadjuvante.
Considerado um clássico imediato, O Paciente Inglês é a história de quatro pessoas que se encontram, durante a Segunda Guerra Mundial, em um monastério abandonado na Itália. Lá, elas descobrem o amor, o perdão, a paz e a verdade sobre o paciente, à beira da morte por causa de severas queimaduras, que tem sotaque inglês, mas não se sabe sua identidade.
O estúdio queria um nome mais conhecido para o elenco, mais exatamente a maior estrela da época, Demi Moore. Minghella, no entanto, queria a menos conhecida Kristin, mas um almoço desastrado entre eles – segundo ela – colocou sua decisão em cheque. “Eu sou K no seu filme”, ela escreveu para ele, depois, fazendo a citação de uma das cenas mais bonitas da história.
O segundo teste já foi contracenando com Ralph Fiennes e a química entre eles era inegável. Mas foi Harvey Weinstein que defendeu a escolha do diretor contra Demi Moore no papel.
Pois agora, quase 30 anos depois do lançamento do livro (em 1992), a BBC anunciou que está trabalhando em sua adaptação para TV/Streaming, com o próprio autor trabalhando no roteiro, ao lado de Emily Ballou (Taboo). Ainda não foi anunciado ninguém para o elenco, mas o projeto é bancado pela Paramount Television, portanto tem chance de ir para sua plataforma. O anúncio confirma a nova onda de adaptações literárias para séries.
Precisa dizer que … vamos acompanhar?
Veja o trailer do filme original