O beijo esnobado que vai entrar em The Crown

As imagens que vazaram essa semana de Elizabeth Debicki como Princesa Diana da 5ª temporada de The Crown são de arrepiar.

O gestual, o figurino. Se Emma Corrin captou com perfeição uma Diana jovem na 4ª temporada, a atriz australiana – que tem altura semelhante à Diana – não parece ficar atrás.

As imagens mostram Diana chegando de uma viagem com William e Harry, encontrando Charles no desembarque.

O ator Dominic West também está parecido com o príncipe Charles.

Porém um gesto fez o mundo lembrar de uma das imagens mais marcantes do final do casamento dos dois. E não é a da cara de tédio no jantar.

As imagens registram Charles (Dominic West), recebendo Diana (Elizabeth Debicki) com um constrangedor beijo no rosto.

Que lembra a famosa cena do beijo desprezado.

É uma imagem marcante e que fará parte da narrativa, sem dúvida.

A razão do beijo negado

Em 1992 já era quase fato público mundial que havia uma crise série no casamento de Charles e Diana. Os dois raramente eram vistos em público juntos e ainda assim, apenas em viagens oficiais.



Nos eventos, mal disfarçavam não se tolerarem mais. Mas a gota d’água veio na viagem dos dois à Índia, em fevereiro daquele ano. No dia dos namorados, Diana se viu sozinha quando o marido a deixou para comparecer em outro evento. Ela fez questão de registrar a sua solidão em uma imagem que até hoje emociona.

Em frente de um dos monumentos mais famosos ao amor romântico, o Taj Mahal, a princesa estava sem ninguém.

No dia seguinte, Charles participou de um jogo de polo e Diana era a pessoa que iria entregar o prêmio. Foi preciso convencer a princesa a aceitar participar do evento, pois ainda estava magoada de ter sido deixada sem companhia na visita ao Taj Mahal. Mas ela aceitou. Infelizmente, só iria mesmo dar errado e o mundo inteiro viu o constrangimento.

Segundo consta, depois de tudo, quando Charles recebeu o prêmio, ele “se esqueceu” de beijar Diana, algo que sempre fazia.

Quando se tocou, segundos depois, se voltou e inclinou para beijá-la, mas a essa altura ela já estava furiosa e virou ostensivamente o rosto.

Todos sabiam que Charles ficaria furioso com o gesto.

Segundo o ex-segurança de Diana, foi mais do que calculado e nada espontâneo. Quando perguntada por que virou o rosto, ela teria dito que estava cansada de estar sendo feita de boba pelo príncipe e que ele merecia o recibo. Segundo Ken Wharfe, a princesa estava irritada por ser uma piada para os amigos de Charles e Camilla. Houve beijos “perdidos” ou “errados” antes, mas nessa ocasião, sem a menor chance de dúvida, Diana deixou claro que não queria o beijo do marido.

A crise nos bastidores foi gigantesca. Na verdade, muitos admitem que foi Charles que acabou provocando a crise final. Ele não aguentava mais a fachada e dor para ambos ultrapassou o limite do aceitável.

Em seguida, Diana viajou para Calcutá, onde conheceu a Madre Teresa em uma ocasião que diz ter mudado sua vida. O ano que a Rainha viria chamar de annus horribilis estava apenas começando e muita dor de cabeça ainda estava à caminho…

Não sabemos ainda se a viagem da Índia – por causa da pandemia – será retratada em detalhes em The Crown, mas dificilmente as duas imagens ficarão de fora da narrativa.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s