Os verdadeiros personagens de Vingança e Castigo

Aqui teremos alguns spoilers do filme da Netflix, Vingança e Castigo, ou, The Harder They Fall. Como é avisado logo de cara, o filme traz personagens verdadeiros em uma situação de ficção. Algo que muitas séries e filmes já fizeram, e é divertido mesmo assim.

Portanto vamos aos verdadeiros e suas criações?

Nat Love/ Jonathan Majors

Nosso herói, defendido pelo talentoso e sempre carismático Jonathan Majors teve vida longa e escreveu sua autobiografia, em 1907. O material de 70 e poucas páginas serviu como base para o ator desenvolver seu trabalho. O nome do livro já diz muito: The Life and Adventures of Nat Love, Better Known in the Cattle Country as “Deadwood Dick”. Historiadores disputam boa parte de sua narrativa, onde se coloca mais heróico do que teria sido, aparentemente. Love conta que nasceu escravizado, em 1854, onde aprendeu a domar cavalos. Quando ganhou liberdade, foi para o oeste e ganhou dinheiro cuidando de gados e participando de competições. Diz que lutou contra mexicanos e índios, tendo ficado amigo de lendas como Buffallo Bill e Billy the Kid.

Treacherous Trudy/Regina King

A antagonista mias perigosa do filme é defendida por Regina King, e ela também é inspirada em uma personagem real, mesmo que em linhas gerais. Gertrude Smith foi uma ladra que passou pela prisão, mas escapou habilmente. O apelido de “perigosa” (treacherous) é mais da personagem ficcional, a que tem menos referências históricas de todo filme. E uma das mais fascinantes.

Rufus Back/ Idris Elba

Idris Elba dá vida ao misterioso Rufus Back, um criminoso que era como um miliciano do oeste. O verdadeiro Rufus não teve vida longa, morreu aos 18 anos. Filho de mãe negra e pai índio, ele liderou uma gangue violenta que deixou rastro de assaltos, crimes, estupros e assassinatos. Segundo historiadores, Rufus queria liderar uma revolução, mesmo através da violência. Em 1896, foi isolado por policiais e acabou se rendendo. Foi condenado à morte e enforcado.

Cherokee Bill/ Lakeith Stanfield

Lakeith Stanfield é um ator que devemos ter atenção e que vem crescendo em destaque. Sua particpação em Vingança e Castigo é quase silenciosa, mas marcante. O verdadeiro Cherokee Bill não andava com Rufus Back, mas com a Cook Gang, roubando cavalos, bancos e matando pessoas. Cherokke Bill era considerado um assassino frio em um mundo de criminosos. Após matar um homem em um assalto, foi perseguido e preso. Foi morto, aos 20 anos, tentando fugir da prisão.

Stagecoach Mary/Zazie Beetz

Zazie Beets é Mary Fields, a dona do bar conhecida como Carruagem Mary. A verdadeira Mary, nasceu escravizada e deixou a plantação depois de libertada. Trabalhou com freiras convertendo índios ao catolicismo e fazendo o transporte de comida e utensílios para as mulheres. Conhecida por um temperamento difícil, gostar de se vestir e ter atitudes vistas como masculinas (incluindo roupas), fumava, bebia e usava armas como os homens. Por ter participado de um duelo, foi banida do convento.

Trabalhou para o correio americano, lutando com bandidos que tentavam roubá-la. Sofreu com o machismo e o racismo até o fim de sua vida, em 1914. E não, ela jamais conheceu Nat Love na vida real ou era dona de cabaré.

THE HARDER THEY FALL

Xerife Bass Reeves/ Delroy Lindo

Bass Reeves, interpretado por Delroy Lindo, era de fato um xerife negro que prendeu mais de 3 mil foras-da-lei, uma lenda do seu tempo. Poliglota, bom atirador e honesto, se disfarçava para pegar os bandidos, se infiltrando nas gangues. Serviu por 32 anos, um recorde no Oeste. Muitos dizem que a figura dos Lone Rangers foi inspirada nele. Morgan Freeman está trabalhando em uma série sobre ele. E não, não trabalhou com Nat Love!

Sua história inspirou a Django.


Jim Beckwourth e Bill Pickett

RJ Cyler interpreta Jim Beckwourth, que gosta da fama de ser o mais rápido no gatilho. O verdadeiro Jim foi um explorador cuja trajetória ficou imortalizada em livros. Bill Picket, interpretado por Edi Gathegi, tampouco era um atirador.

Mas como diz o diretor Jeymes Samuel, o que importa é que estamos buscando as histórias e conhecendo personagens importantesna história. Que venham mais!


1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s