“They Call me Mr. Tibs!”
Essa é uma das frases mais famosas do cinema, relacionada eternamente com a postura e indignação de Sidney Poitier, um dos artistas mais populares de Hollywood nos anos 1960s e o ator negro que abriu passagem para toda uma nova geração de artistas que devem à ele a quebra mais significativa de preconceitos no Cinema.
Quando venceu o Oscar de Melhor Ator, em 1963, já tinham 24 anos desde que Hattie McDaniel ganhou o dela Melhor Atriz Coadjuvante. Entre Poitier e Denzel Washington, foram outros 26 anos. A relevância do exemplo que o ator deu, de ser o primeiro e ter papéis consistentes, dimensionais, vocais e políticos, ficou marcada em sua carreira e vida, que chegaram ao fim hoje, aos 94 anos.


Ativista pelos Direitos Civis, Sidney trouxe sua posição política para escolha de papéis que pudessem trazer positividade, representatividade e reflexão em tempos difíceis. Estrelou clássicos, virou referência e era adorado, endeusado e na ativa até o início dos anos 2000. Disse que sentia representar 15, 18 milhões de pessoas com cada gesto seu”. Representou muito mais do que isso. Rest In Power Sidney Poitier.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Eu vi várias vezes o filme: Ao mestre com carinho.
Com certeza Sidney Poitié um dos melhores atores de todos os tempos…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sim!!! Incrível e importante
CurtirCurtir