A importância de Sidney Poitier no cinema

“They Call me Mr. Tibs!”

Essa é uma das frases mais famosas do cinema, relacionada eternamente com a postura e indignação de Sidney Poitier, um dos artistas mais populares de Hollywood nos anos 1960s e o ator negro que abriu passagem para toda uma nova geração de artistas que devem à ele a quebra mais significativa de preconceitos no Cinema.

Quando venceu o Oscar de Melhor Ator, em 1963, já tinham 24 anos desde que Hattie McDaniel ganhou o dela Melhor Atriz Coadjuvante. Entre Poitier e Denzel Washington, foram outros 26 anos. A relevância do exemplo que o ator deu, de ser o primeiro e ter papéis consistentes, dimensionais, vocais e políticos, ficou marcada em sua carreira e vida, que chegaram ao fim hoje, aos 94 anos.

Ativista pelos Direitos Civis, Sidney trouxe sua posição política para escolha de papéis que pudessem trazer positividade, representatividade e reflexão em tempos difíceis. Estrelou clássicos, virou referência e era adorado, endeusado e na ativa até o início dos anos 2000. Disse que sentia representar 15, 18 milhões de pessoas com cada gesto seu”. Representou muito mais do que isso. Rest In Power Sidney Poitier.

2 comentários Adicione o seu

  1. Eu vi várias vezes o filme: Ao mestre com carinho.
    Com certeza Sidney Poitié um dos melhores atores de todos os tempos…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim!!! Incrível e importante

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s