O segredo de Marian Brook em The Gilded Age

De todos os dramas da primeira temporada de The Gilded Age, o jovem advogado Tom Raikes (Thomas Cocquerel) seria o grande mistério a ser decifrado. Descrito na sinopse original da série como “enamorado” de Marian Brook (Louisa Jacobson), ele veio atrás da moça em Nova York, mesmo sem que ele jamais tivesse alimentado esperança. Aliás, mal se conheciam. Mas de insistente a stalker passou menos de um episódio, com menos tempo ainda para todos elenco tentar alertar a jovem contra ele, em vão.

O que realmente sabemos de Tom Raikes? Agnes Von Rhijn (Christine Baranski) insiste que ele é um aventureiro e que vai trocar Marian por um prêmio “melhor”. A resposta foi dada no primeiro diálogo do primeiro episódio. ELA ESTÁ CERTA.

Vamos revisar?

A primeira cena de Marian Brook na série revela o segredo

Nosso primeiro contato com Tom Raikes é quando ele comunica à Marian que o pai a deixou literalmente sem um tostão após sua morte. Claramente inexperiente, a moça acredita em choque. No entanto, ela tem papéis das ações que o pai investiu, nas ferrovias, mas, segundo Raikes, elas “não valem nada”. Marian acredita nele.

Em seguida, demonstrando saber muito bem sobre sua vida, o advogado a convence de ir morar com as tias ricas, em Nova York, apesar de que Marian nunca as tenha visto e seu pai tenha rompido com elas. Sem opção, vai.

Ao ser deixada por Tom na estação, Marian é assaltada, ficando sem passagem ou dinheiro. É quando conhece Peggy e é salva pela nova amiga.

Ao chegar em Nova York, Marian se ajusta à vida com as tias, que obviamente quem achar um bom marido para ela. Eis que, em tempo recorde, Tom Raikes bate à porta da moça dizendo que está “considerando mudar para cidade” e querendo, obviamente, cortejá-la. A vulnerável jovem cai no conto, especialmente porque, acreditando não ter nem um tostão, acredita que ele gosta “mesmo” dela.

Voltemos ao primeiro diálogo dos dois sobre as ações nas ferrovias, acompanhando as tramoias dos Russells para ficarem ainda mais ricos. Adivinha quem é uma herdeira rica? E quem tem essa informação privilegiada?

Sim, Tom Raikes possivelmente está atrás de Marian porque sabe que a situação financeira dela é bem diferente da que todos conhecem. E agora é o melhor momento para o bote. Tia Agnes está certa, essa é a minha aposta.

O que Tom “nos conta”

Marian até perguntas as coisas para Tom, mas se contenta com as respostas evasivas do advogado. Vamos revisar as informações que ele nos passou.

Na primeira visita à Nova York, ele diz que “sempre sonhou em morar na cidade”, mas “apenas recentemente se tornou possível”. Marian acredita que seja ela – como objeto de amor – o motivo.

Ao se despedirem, Tom diz que “não conhece ninguém em Nova York”, mas já sabia dos pontos turísticos e onde marcar encontros escondidos com Marian. Segundo ele explica, “aprende rápido”.

Em menos de dois dias diz que se surpreende como “gosta do estilo de Nova York”, mas até a véspera se vendia como um advogado do interior.

Já propõe para Marian, dizendo que “não tem fortuna”, mas que “a coisas estão melhorando nessa direção”.

Em seguida, o episódio mais evidente sobre a natureza de Raikes. Marian o encontra no camarote de uma rica família na ópera, algo impossível de se conhecer. Ele explica que estudou com o Jerry Schermerhorn foi seu companheiro de turma na Pensilvânia, perderam contato e que literalmente se esbarraram em Nova York, “patinando no Central Park”. Imediatamente a esposa de Jerry passa a chamar Raikes de “meu Sr. Raikes” e menciona que o prometeu à “Miranda Pikes”, com quem o vimos flertando no final da noite. Miriam observa tudo sem maldade, mesmo com a Sra Russell ressaltando o fato que que ele parece estar gostando do luxo e que vai sentir falta se ficar sem.

O problema é que Raikes agora sabe que alcançou o coração de Marian e ela insiste que ele ganhe o respeito de suas tias, ao qual ele alega se esforçar, mas não se importar. Vemos que ele passa a ser cada vez mais agressivo na sedução da jovem, que já contempla o plano de ir viver com ele mesmo sem casamento.

Então é isso, a teoria de que Agnes está certa tem fundamento assim como quando ela alega a Marian que Raikes a deixará quando encontrar uma perspectiva ainda melhor (Miranda Fike?).

Quando será que Marian vai descobrir ser uma milionária? Será que ela descobre antes?

Como já falei, acho que há uma mescla de A Herdeira e Retrato de Uma Mulher e nenhuma das obras são favoráveis para mocinha… temo por Marian!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s