Os 50 anos de Cabaret

Em fevereiro de 2022, no dia 13, mais precisamente, o clássico Cabaret completou 50 anos. O filme vencedor de 8 Oscars, foi um dos mais marcantes da carreira de Liza Minelli e Bob Fosse, conseguindo quase superar o sucesso do musical da Broadway.

Bob Fosse entrou para o projeto quando ele já estava em andamento e os papéis principais – de Liza e Joel Grey já tinham sido escalados. Ele vinha de um grande fracasso de crítica e bilheteria, Sweet Charity e queria rapidamente se provar como diretor. Foi seu renome como coreógrafo e bailarino que acabou vencendo a ressalva do Estúdio.

A entrada de Bob mudou radicalmente o resultado da história. Insatisfeito com o roteiro original, contratou um revisor e fez alterações significativas na narrativa. Foi por sua decisão, por exemplo, que o foco das cenas musicais ficassem sempre no Kit Kat Club, onde Sally Bowles se apresenta e é o palco da decadência da Alemanha nos anos 1930s. Trouxe canções originais, como Mein Herr e Money, além de recuperar uma canção que tinha sido abandonada nos palcos, Maybe This Time.

Liza Minelli, que ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel, se espelhou na atriz Louise Brooks para criar o look de Sally Bowles, embora a personagem fosse inspirada em Jean Ross, uma cantora de cabaret inglesa que viveu com Christopher Isherwood, cujos diários serviram como base para a história. Segundo a atriz, foi sugestão de seu pai, o diretor Vicent Minelli, que descreveu Louise como o símbolo do glamour daquele tempo. Cabelo e maquiagem, até os trejeitos, são imitados à perfeição.

O filme é sensacional, mas, para mim, as duas cenas que hoje fazem parte do musical no teatro – criadas por Bob Fosse – são a marca de sua genialidade. Em especial, a complicada e difícil Mein Herr, com Liza, o chapéu e as cadeiras. Eterna e atual. Perfeita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s