A tragédia do Titanic poderia entrar em The Gilded Age?

Julian Fellowes usou o naufrágio do Titanic como um dos pontos dramáticos de Downton Abbey, afinal com a morte de Patrick Crawley, que viajava no navio com seu pai, criou-se o conflito. Por questões legais da época, Downton Abbey seria herdada pelo filho homem de Robert e Cora Crawley, Conde e Condessa de Grantham, mas, como só tiveram filhas mulheres, era o filho do primo de Robert que ficaria com tudo. Para “aliviar” as coisas, ele ia se casar com Mary, porém com sua inesperada viagem no fatítico transatlântico, tudo mudou. Claro, foi Patrick que também gerou o primeiro problema entre as irmãs Crawley, pois Edith era apaixonada por ele (Mary não). Enfim, sem Patrick, o título foi para Matthew e nós que acompanhamos a série sabemos do resto. A questão é que o showrunner pode ter em mãos, mais uma vez a tragédia que completou 110 anos em 2022 como pano de fundo para uma de suas séries, agora The Gilded Age. E, dessa vez, não por ficcção.

Ao trazer as personagens de Caroline “Lina” (Donna Murphy) e Carrie Astor (Amy Forsyth) para a trama da série da HBO Max, Julian Fellowes inclui a existência da vítima mais famosa do naufrágio, o milionário John Jacob Astor IV, único filho homem de Caroline. Ele é o irmão caçula de Carrie (Amy Forsyth) e ainda não teve destaque e, por questões históricas, sua morte acontece após o período conhecido como “A Época Dourada”, mas claramente todo o escândalo pré-viagem pode entrar mais à frente na série. Aliás, drama entre os Astors é o que não vai faltar!

Filho de Caroline e John Jacob Astor III, John Jacob IV (conhecido como Jack) nasceu com seu destino assegurado e determinado para ele, como único homem de um dos braços da família milionária e, portanto, o herdeiro legítimo da fortuna baseada em imóveis e outros investimentos em Manhattan. Jack assumiu os negócios da família ainda jovem, após abandonar os estudos em Havard. Liderando os interesses dos Astors, foi o responsável pela construção do famoso (até hoje) hotel Saint Regis. Além disso era escritor e inventor. É possível antecipar a ligação de Jack com o futuro arquiteto, Larry Russell (Harry Richardson), não é?

Antes de Titanic, a disputa entre os Astors em The Gilded Age

A semente da rigidez com a qual Mrs. Astor conduz a vida pessoal de Carrie já foi plantada, mas há um bom campo a explorar com Jack. Porém há muito mais a descobrir por trás da fachada perfeita dos Astors (incluindo o casamento de fachada de Caroline).

Caroline, pelo lado do marido, tinha um sobrinho, William Waldorf Astor que herdou a fortuna pessoal de seu pai, em 1890, se tornando por um tempo o homem mais rico da América. Imediatamente após a morte de seu pai, iniciou a construção do luxuoso Waldorf Hotel, no local de sua antiga residência, na 5ª avenida com a rua 33 (hoje o endereço do Empire State). O estabelecimento, na época com o assustador número de 13 andares, era adjacente à mansão de Caroline, que obviamente se ofendeu de ter comércio colado à sua casa. O desentendimento familiar levou 7 anos para ter uma alternativa pacífica, apenas quando Jack convenceu sua mãe a se mudar. Quanso ela saiu, ele se uniu ao primo e transformou a mansão de sua mãe no Astoria hotel, uma extensão do Waldorf que passou a ser conhecido como Waldorf-Astoria Hotel. De novo, esse era o original! O atual não está no mesmo endereço.

Mas a birra não parou por aí. Embora tecnicamente a esposa de William também fosse “Sra. Astor”, Caroline não quis abrir mão de ser “A” Sra. Astor cuja sociedade nova iorquina teria como referência. Para ela, o título era quase como se fosse nobre, apenas uma poderia usar enquanto a outra estivesse viva e Charlotte, esposa de William, teria que esperar. Irritados, os dois abandonaram Nova York e se mudaram para Inglaterra, de onde nunca mais voltou, assumindo cidadania britânica após alguns anos. William seria ou será um rico personagem para a série, pois, para “desaparecer da vista do público”, no verão de 1892, lançou a fake news de sua própria morte, aparentemente de pneumonia. A farsa não rendeu muito tempo e Astor foi ridicularizado na imprensa quando a verdade veio à tona. Na Inglaterra, fez vários investimentos imobiliários e de negócios, sendo que comprou e restaurou o Hever Castle Estate, em Kent, onde Ana Bolena passou sua infância. A restauração custou milhões, mas até hoje pode ser visitada. A nora de  Waldorf Astor, Nancy Witcher Langhorne (Astor depois de casada), foi a primeira mulher membro do Parlamento da Grã-Bretanha.

Mas, em Nova York, onde Caroline se manteve soberana, Jack também protagonizou alguns escândalos, um deles o levou ao fatítico Titanic.

Casamentos, divórcios e tragédia

Jack, bem ao gosto de sua mãe, se casou em 1891 com Ava Lowle Willing, com quem teve dois filhos, Vincent e Alice. Porém a união foi infeliz. Enquanto Caroline estava viva, os dois mantiveram as aparências mas em menos de um ano após da morte da matriarca se divorciaram.

Fora dos negócios da família, Jack tentou ser escritor, assinando o romance de ficção científica Journey in Other Worlds, assim como foi inventor patenteado. Projetou um freio de bicicleta e um motor de turbina melhorado. Mas nada superava o interesse por sua vida amorosa.

Em seguida de sua separação (ou simultâneamente, não se pode afirmar com certeza), Jack se apaixonou por uma jovem 27 anos mais nova, Madeleine Talmage Force. A casta sociedade americana não deu paz ao casal, que oficializou sua união em 1911, embarcando para Europa para se afastar das fofocas. Porém, mal chegaram na França, Madeleine descobriu que estava grávida. Para voltarem mais rápido para os Estados Unidos, embarcaram no transatlânico, selando seus destinos.



Quando o navio atingiu um iceberg às 23h40, em 14 de abril de 1912, não havia botes salva-vidas suficientes para todos os passageiros. Os relatos, da época, exageram muito do que teria ocorrido em seguida. Um diz que o casal se sentou no ginásio do navio, usando coletes salva-vidas, e esperou. Apenas no último minuto que Madeleine e sua empregada entraram em um bote salva-vidas. Uma versão coloca Jack como cavalheiro e herói, tendo se afastado após ver Madeleine segura para permitir que mulheres e crianças entrassem no bote salva-vidas. Ele perguntou se poderia acompanhar a esposa, ao que foi negado. Despediu-se dela e ficou no convés do navio quando ele começou a afundar, fumando um charuto e acompanhado de seu valet. Estava vestido elegantemente e seu relógio de ouro é uma das peças mais valorizadas do que foi resgatado dos mortos e do navio.

O corpo de John Jacob Astor IV foi recuperado e identificado vários dias após o naufrágio. Uma das histórias diz que estaria muito danificado, originando a versão de que a chaminé caiu sobre ele na água, mas a que permanece é a de que estava intacto. Jack estava no mar, se segurando em um bote, mas a água congelante logo provocou a hipotermia e ele teria morrido afogado. Seu filho Vincent pegou um trem para Halifax, Nova Escócia, para reivindicar o corpo. O funeral foi realizado em 4 de maio, em Rhinebeck, mas Jack está enterrado em Manhattan, no jazigo da família, ao lado do pai e do bisavô, no cemitério da Igreja da Trindade, na 153rd Street.


Madeleine ficou famosa como uma das poucas sobreviventes e seu filho, por algum tempo, foi chamado de “bebê do Titanic”. Segundo ela contou, na noite do naufrágio foi “compelida a manusear um remo” e tirar água gelada do bote salva-vidas enquanto outros remavam freneticamente para longe do navio afundando. Sofreu um colapso nervoso completo quando chegou o resgate e soube da morte do marido. O filho recebeu o nome do pai, John Jacob, em sua homenagem.

A tragédia do Titanic pode entrar mais ao final da série, quem sabe? Só o conflito entre os Astors já rende material para muitos episódios! A 2ª temporada de The Gilded Age ainda não começou a ser gravada, pelo visto apenas em 2024 saberemos mais!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s