Star Wars: Obi-Wan Kenobi ganha protagonismo em série na Disney Plus

*como será publicado no Correio do Estado

Depois de bem-sucedidas séries como The Mandalorian e The Book of Boba Fett, uma das personagens centrais de toda saga de Star Wars – finalmente – ganha protagonismo. O jedi Obi-Wan Kenobi, que volta a ser vivido por Ewan McGregor, é o grande destaque da Disney Plus para fechar maio.

A série Obi-Wan Kenobi vai começar 10 anos depois da traição de Anakin Skywalker (Hayden Christensen), uns outros 10 antes do Star Wars original e uns 6 anos antes de Star Wars Rebels. Ou seja, vital para entender como tudo se encaminhou, mostrando como o Mestre Jedi lida com as consequências dessa derrota e como se escondeu do Império em seu encalço. Embora importante nos filmes, Obi-Wan sempre foi o coadjuvante,  ganhando liderança apenas nos livros e nas animações Star Wars: The Clone Wars e Star Wars Rebels. Por isso mesmo que mesmo que a série seja curta (tem apenas 6 episódios), já estava em tempo. Afinal, o vimos pela primeira vez há 45!

Para melhorar (ou não, dependendo do fã que você for das prequels), a volta de Hayden Christensen como Darth Vader reforça a continuidade da franquia. O ex-aprendiz ainda guarda uma mágoa e ressentimento de seu antigo mestre, não apenas por o ter praticamente reduzido a uma máquina, mas porque também teria interferido na sua relação com Padmé (Natalie Portman). Ele quer vingança a todo custo. Isso, vamos combinar, porque nem podemos mencionar que Luke vai sempre olhar para Obi-Wan como sua figura paterna… é complexa essa relação!

Com direção de Deborah Chow (The Mandalorian), Obi-Wan Kenobi foi um projeto que levou quase uma década para sair do papel. A diretora concordou com a visão de Ewan McGregor, que queria mostrar sua personagem como um homem quebrado, ferido pela traição, mas ainda com compaixão por Anakin, que mesmo como Darth Vader considera ainda tem o coração de seu amigo, mas é também uma das pessoas mais perigosas da Galáxia. Além desses conhecido, personagens do universo do Star War Rebels, como o Grande Inquisidor (Rupert Friend, irreconhecível) e  Quinto Irmão (Sung Kang), entre outros, também estarão na trama.

Reencontrar Ewan McGregor como um Obi-Wan cinquentão o aproxima ainda mais do ator que originou o papel, Sir Alec Guinness. Para interpretar o Jedi em A Ameaça Fantasma, de 1999, o ator escocês estudou filmes antigos de Sir Alec para aperfeiçoar a impressão vocal correta e gestos também. Transformou a personagem como sua, mas, mesmo com suas idades menos distantes, Obi-Wan é ainda a sombra do que Sir Alec determinou como caracterização da personagem que amamos tanto.

Com a série, certamente voltaremos à onda nostálgica de Star Wars, que bom que tudo está disponível em um mesmo local. Mas gente fala sobre isso em outra coluna. Combinado? Que a Força esteja com você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s