A Princesa, um documentário que revê a vida da Princesa Diana

Entrando em agosto estaremos perto de uma data que mesmo 25 anos depois, não perdeu sua força. No dia 31 de agosto de 1997, Princesa Diana morria em um acidente de carro em Paris, perseguida pelos paparazzi que a atormentavam desde 1980.

A vida de Diana Spencer já foi explorada em livros, filmes, séries e documentários. Seu fascínio se mantém intacto com diferentes gerações, algumas graças a The Crown, que deve estrear no final do ano e justamente abordar o período final da curta vida da princesa. Mesmo tendo sido transparente sobre sua dor, sua luta e frustrações, a trajetória de Diana ainda provoca curiosidade, e, para tentar contextualizar a tragédia de 25 anos atrás, a HBO Max vai passar o documentário inédito, The Princess.

Dirigido pelo oscarizado Ed Perkins, The Princess vai focar nos antagonistas da história: a imprensa de tablóides britânica. No roteiro, teremos um retrato íntimo da princesa Diana, desde os tempos de namoro e ilusão até seu confronto com a Família Real, com ricas imagens de arquivo para ilustrar. Sem especialistas ou “amigos” dando testemunho, o diretor usa inteligência na edição para recontar a história por outro ângulo, um que ressalta a voracidade criminosa dos fotógrafos em relação a ela.


Um dos detalhes onde o documentário deveria fazer mea culpa é sobre uma verdade universal. Nós ainda devoramos a história de Diana, retroalimentando exploradores a lucrar com uma história triste, de uma mulher desiludida com o amor, com saúde mental ameaçada e que ainda é alvo de uma obsessão universal. Não há como explicar o fenômeno cultural que é Diana (assim como é Marilyn). Sua vulnerabilidade é quase irresistível e nem um quarto de século o público a deixa descansar.

O documentário vai ao ar dia 24 de agosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s