É bom prestar atenção aos Strongs em House of the Dragon

Mesmo para os não iniciados, a presença do Master of Law (Mestre das Leis), Lorde Lyonel Strong, em Westeros é um dos raros que não parecem estar jogando o Game of Thrones. Com opiniões equilibradas, ele tenta aconselhar Viserys I – quando pode e Ser Otto Hightower não está dominando a conversa. Como ficou claro no episódio 3, o conselheiro ganhou mais um ponto com o Rei, que está atento à esposa e ao sogro (e Mão do Rei), de forçar a mão para mudar a ordem da sucessão. No livro, Otto chega a perder sua função de tanto que enche o rei com a questão e nem mesmo a discreta Alicent deixa o marido em paz. Na série House of the Dragon, é o pai dela que sugere o absurdo de que Rhaenyra se case com o irmão que tem apenas dois anos. Em Sangue e Fogo é Alicent que insiste na possibilidade. Seja como for, Viserys I está ligado e não caiu na armadilha.

No quarto episódio, no entanto, Otto mais uma vez vai conseguir (através de fofoca), criar uma situação na qual apenas sua sugestão resolve. Mais uma vez também, afastando Daemon Targaryen. O escândalo sexual que mancha a honra da princesa e alimenta a má fama de seu tio ajuda a reforçar (na cabeça dos Hightowers) a troca na ordem sucessória, beneficiando Aegon II. Ainda não cola. Ainda.

Mas uma das coinciências do fim dessa história jamais bem explicada no livro é que Otto acaba afastado de Westeros e, em seu lugar, Viserys nomeia Lyonel Strong como sua Mão. E os dois filhos do conselheiro apareceram no terceiro episódio e ambos terão papéis importantes. Vamos falar dos Strongs?

Amor ou uma oportunidade? Harwin e Rhaenyra

A princesa mal olhou em sua direção, mas Harwin já deu sinal de que a acha atraente com o sorriso e encarada que deu quando viu Rhaenyra voltando encharcada em sangue depois de matar o javali. Em breve essa cena de bastidores que apenas os mais atentos perceberam, será crucial.

Sor Harwin Strong é conhecido como “Breakbones”, primogênito de Lyonel Strong e por isso o herdeiro de Harrenhal. Chegou a servir como capitão na Patrulha da Cidade de King’s Landing, era tido como o homem mais forte dos Sete Reinos. Cortejou a princesa, assim como outros, mas só teve alguma chance quando uma noite de festa na capital, encontrou Rhaenyra Targaryen. A princesa estava triste e daí surgiu uma conexão pois supostamente Sor Harwin a consolou. A consolou tão bem que os três filhos da princesa, Jacaerys, Lucerys e Joffrey, eram considerados seus, em vez de serem de Laenor Velaryon, marido de Rhaenyra.

A relação entre eles começou mesmo antes do casamento, imagina-se. Afinal, na festa de casamento com Sor Laenor Velaryon, Rhaenyra concedeu a Harwin seu favor no torneio . Foi o mesmo evento no qual Sor Criston Cole quebrou a clavícula e cotovelo de Harwin, passou a ser uma presença constante ao lado de Rhaenyra e foi principal membro entre os negros.

O jantar baixaria no qual os filhos de Rhaenyra e Alicent vão se pegar, acabaram definindo o destino de Harwin também. Como a fofoca sobre a paternidade dos filhos da futura Rainha estava incontrolável, Viserys I removeu Harwin de sua posição, precisando retornar para Harrenhal. Sor Erryk Cargyll, da Guarda Real, o substituiu.

Foi o conveniente incêndio que mudou todo o jogo da sucessão em Westeros. Ninguém sabe como começou, afinal Harrenhal sempre foi almadiçoado, mas foi tão rápido que matou não apenas Harwin, como seu pai, Lyonel Strong, a Mão do Rei.

Entre os suspeitos estavam Daemon Targaryen (por querer ficar com a sobrinha) ou Corlys Velarion, para vingar a reputação de seu filho. Mas os dois beneficiados, sem surpresa, foram o irmão de Harwin – Larys – que já vimos também no episódio 3, assim como Otto Hightower. Isso mesmo, ele voltou à sua posição, convenientemente desocupada novamente. Certamente House of the Dragon vai esclarecer isso de alguma forma.

E Larys? O novo Littlefinger merece um post próprio. Até porque além de spoilers, vai influenciar em todos os tristes conflitos da Dança dos Dragões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s