A tradição do Ghillies Ball em The Crown

Um dos episódios da 5ª temporada de The Crown vai mostrar uma imagem feliz da Família Real, talvez uma das últimas.

As imagens vão reproduzir uma tradição anual adorada por Elizabeth II, o Baile Ghillies, uma festa que encerrava suas férias de verão anuais no Castelo de Balmoral, que acontecia no Salão de Baile do Castelo. Entre os convidados, sempre estavam apenas a família, vizinhos e funcionários e era o gesto “mais informal” da soberana de agradecer à sua equipe antes de retornar a Londres no início de outubro. Como em 1992 ela faria 40 anos como Rainha, foi permitido fazer algumas imagens da festa, para um documentário, em 1991.


As imagens mostram a felicidade da Rainha, dançando com Philip, Charles, a Rainha-mãe, Anne e Andrew. Creditam a dança tradicional como Eightsome Reel, onde circulam a Rainha, que gira no meio de seus pares. Até o príncipe Charles entra na roda e mais tarde fica no meio do círculo, dançando com sua avó e sua mãe (vídeo abaixo). Mais tarde, no mesmo clipe, a rainha e o príncipe Phillip assistem os filhos e convidados enquanto a princesa Anne e o príncipe Andrew dão os braços e entusiasticamente giram um ao outro, para o deleite de Elizabeth II, que abre os braços para eles e sorri.

Diana estava – para variar – deslumbrante de branco (mas em outra roda). Entre as crises de riso, Elizabeth II (Anne e Andrew mal se aguentam de pé), ela está radiante como pouco se permitiu ser vista. De azul, com a Tiara Girls of Great Britain & Ireland e o True Love’s Brooch, participou da dança tradicional escocesa.

O baile era uma conhecido por ser uma das festas favoritas de Elizabeth II. A tradição começou com a rainha Vitória, cujo marido, o príncipe Albert, comprou o castelo de Balmoral, em 1852 e, em setembro daquele mesmo ano, deu uma festa para os funcionários como agradecimento pelo trabalho árduo durante o verão. A partir daí, todo ano a Família Real repetia a função. O nome “Ghillies”, que se refere aos sapatos usados por escoceses em algumas ocasiões é na verdade a palavra gaélica para jardineiros.

Diante do sucesso do primeiro baile, a tradição estabelecida por Vitória foi adotada por seus filhos e netos, incluindo os rei George V e George VI. A avó de Elizabeth II, a Rainha Mary, era uma das maiores fãs da festa, dançando em todas as rodas.

Após duas horas de música e diversão, os convidados então participavam do banquete oferecido pela Família Real, com cardápios típicos incluindo “tortas de perdiz, medalhões de lagosta e geleias de champanhe, além de uma “variedade de sanduíches”.

O primeiro Baile Ghillies que Elizabeth II participou foi quando ainda tinha 12 anos e nunca falhou até 2019. Nos dois últimos anos de sua vida, 2020 e 2021, marcados pela pandemia, o baile foi suspenso, inclusive em 2022, por conta do falecimento da soberana. Mas é de se esperar que Rei Charles retorne com ele ao calendário em 2023.

O baile de 1991, que vai aparecer em The Crown, foi o último no qual Diana esteve com o marido e a sogra. A partir de 1992, o drama dos bastidores passou para o fórum público e a vida da Família Real jamais foi a mesma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s