HBO cancela Westworld

A mudança na fusão entre Warner e Discovery gerou uma série de cancelamentos de shows que tinham público cativo, sendo Westworld a vítima mais recente. Depois de 4 temporadas, uma produção de qualidade e fotografia cinematográficas, o universo distópico do parque Westworld fechou as portas. Para revolta dos showrunners e lamento do elenco. Honestamente? Não culpo a HBO. As duas primeiras temporadas eram interessantes e a terceira – fora do parque – já tinha sido mais desafiadora de apreciar, sendo que a quarta perdeu qualquer lógica narrativa. Não é surpresa que tenha sido cancelada.

Produzida com altos custos (em torno de 100 a 160 milhões de dólares), Westworld veio despencando em audiência (de novo, sem surpresa) enquanto House of the Dragon, que custou “meros” 125 milhões, lidera a audiência e as redes sociais. Os atores receberão os salários independentemente do cancelamento, por conta do contrato de pay or play que foi assinado como segurança após o adiamento da pandemia.

A reação apaixonada dos fãs critica a plataforma de estar eliminando seu conteúdo de sci-fi, uma vez que outra série foi cancelada no meio da história, Raised by Wolves. Estrelada por Travis Fimmell, Raised by Wolves era outra produção que desafiava a lógica com personagens transformados em árvores, robôs com sentimentos e um herói crucificado e voando de cabeça pra baixo.

A diferença entre as duas é que Westworld estava mais do que resolvida em sua proposta. A mocinha-vilã Dolores venceu de lavada os humanos e estava entediada (como nós) com o universo que construiu. Depois de 54 indicações ao Emmy (com a vitória de Thandwine Newton como Melhor Atriz), os showrunners queriam uma temporada final. Totalmente inútil. Já Raised by Wolves, estava longe de uma conclusão e cheia de assuntos ainda necessitando resposta. O dia que Sue virou árvore suspeito que os executivos consideraram a liberdade criativa exagerada.

O fato é que, com fãs ou críticos elogiando, é preciso engajar e dar retorno. Nenhuma das duas conseguiu manter o interesse do algoritmo. Sou do time que queria outra temporada de Raised by Wolves, mas Westworld? Foi tarde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s