A mudança na fusão entre Warner e Discovery gerou uma série de cancelamentos de shows que tinham público cativo, sendo Westworld a vítima mais recente. Depois de 4 temporadas, uma produção de qualidade e fotografia cinematográficas, o universo distópico do parque Westworld fechou as portas. Para revolta dos showrunners e lamento do elenco. Honestamente? Não culpo a HBO. As duas primeiras temporadas eram interessantes e a terceira – fora do parque – já tinha sido mais desafiadora de apreciar, sendo que a quarta perdeu qualquer lógica narrativa. Não é surpresa que tenha sido cancelada.
Produzida com altos custos (em torno de 100 a 160 milhões de dólares), Westworld veio despencando em audiência (de novo, sem surpresa) enquanto House of the Dragon, que custou “meros” 125 milhões, lidera a audiência e as redes sociais. Os atores receberão os salários independentemente do cancelamento, por conta do contrato de pay or play que foi assinado como segurança após o adiamento da pandemia.



A reação apaixonada dos fãs critica a plataforma de estar eliminando seu conteúdo de sci-fi, uma vez que outra série foi cancelada no meio da história, Raised by Wolves. Estrelada por Travis Fimmell, Raised by Wolves era outra produção que desafiava a lógica com personagens transformados em árvores, robôs com sentimentos e um herói crucificado e voando de cabeça pra baixo.



A diferença entre as duas é que Westworld estava mais do que resolvida em sua proposta. A mocinha-vilã Dolores venceu de lavada os humanos e estava entediada (como nós) com o universo que construiu. Depois de 54 indicações ao Emmy (com a vitória de Thandwine Newton como Melhor Atriz), os showrunners queriam uma temporada final. Totalmente inútil. Já Raised by Wolves, estava longe de uma conclusão e cheia de assuntos ainda necessitando resposta. O dia que Sue virou árvore suspeito que os executivos consideraram a liberdade criativa exagerada.
O fato é que, com fãs ou críticos elogiando, é preciso engajar e dar retorno. Nenhuma das duas conseguiu manter o interesse do algoritmo. Sou do time que queria outra temporada de Raised by Wolves, mas Westworld? Foi tarde.

