Dentre os homenageados no Rock and Roll Hall of Fame de 2022, a dupla britânica Eurythmics é a única que não está mais em atividade, mas foi uma homenagem justa à Annie Lennox e Dave Stewart por sua grande contribuição para o som dos anos 1980s.


Amigos desde os anos 1970s, Annie e Dave estavam no grupo The Tourists antes de se lançarem juntos em uma jornada de som experimental, em 1980, já como Eurythmics. O primeiro álbum, In the Garden, explorava o som dos sintetizadores e a força da voz de Annie, mas não fez barulho. No entanto, em 1982, as rádios e a MTV descobriram a dupla com o (hoje) clássico Sweet Dreams (Are Made of This). A partir daí, passaram a circular entre os grandes.
Apoiados na imagem andrógina de Annie (de cabelo curto e roupas masculinas), Sweet Dreams é um hino new wave até hoje adorado ao redor do mundo. No álbum seguinte, a melancólica Here Comes the Rain Again solidificou a liderança da dupla nas paradas de sucesso, incluindo o vídeo Who’s That Girl no qual Annie interpreta mulher e homem ao mesmo tempo.



Aos poucos o som foi mudando para rock e soul, com o álbum Be Yourself Tonight, de 1985, trazendo flertes com ópera (There Must Be an Angel (Playing With My Heart)) à ritmada Would I Like to You. Quando fizeram o tour mundial com Revenge, Missionary Man, The Miracle of Love, Sisters Are Doin’ It for Themselves e When Tomorrow Comes viraram hinos. E, para manter sempre a surpresa, voltaram ao eletrônico com Savage, em 1987, onde se destacam I Need a Man e Beethoven (I Love to Listen to) se destacam.
“[Revenge] Foi uma espécie de disco de arena com som maior”, explicou Dave Stewart em uma entrevista. “Já Savage foi totalmente estranho e eletrônico. Eu acho que você só tem que manter seu pressentimento sobre o que está fazendo, e isso nos levou a ser nomeados para o Rock and Roll Hall of Fame,” avaliou.


A dupla se separou amigavelmente na virada dos anos 1990s, depois de lançarem We Too Are One, em 1989, cada um seguindo solo e voltando apenas em 1999, com Peace. A última vez que tocaram juntos foi em 2019, em um evento para a causa do Meio-Ambiente, sempre abraçada pela dupla. No entanto, não houve briga entre eles.
“Nos conhecemos há quase 46 anos e trabalhamos juntos durante todo o processo e continuamos amigos até hoje. Nós nunca tivemos realmente uma discussão entre nós. Isso nunca realmente aconteceu. E isso é interessante – mesmo passando por separações ou todo tipo de coisa, sempre foi esse enorme respeito um pelo outro,” explicou Dave.
A rápida apresentação em Cleveland deu saudade dos dois no palco. E mais: nos estúdios. Embora não alimentem esperança de retorno em breve, não descartam igualmente. Podemos sonhar? Seria doce…