Cinco séries de 2022 com a fórmula “quem matou”

O excelente Veja Como Eles Correm começa com a reclamação da exaustão do gênero, tornando o velho “quem matou?”(whodunit) está desgastado. Embora a história se passe nos anos 1950s, poderia muito bem estar se referindo a 2022. Afinal, o que mais tivemos foram comédias e dramas que giram ao redor de um assassinato e a “nossa” investigação para achar o culpado. Aqui, minhas 5 sugestões do gênero:

The White Lotus

A série The White Lotus, de Mike White fez bem em só ser disponibilizada pela HBO no final de 2022: é o conteúdo mais popular e unânime do ano. A primeira temporada já trazia um crime, mas foi a segunda que colocou o mistério como principal motivação para descobrirmos a vítima… justamente quem menos queríamos que fosse. Genial, divertida e abertamente inspirada em Agatha Christie. Obrigatória na lista.

Glass Onion: A Knives Out Mistery

Faço parte dos pouquíssimos que não apreciaram nem o primeiro Knives Out nem o segundo. Em geral, tramas inspiradas na Rainha do Crime demandam exageros, mas aqui falta química e justamente no detetive vivido por Daniel Craig: Benoit Blanc. Diverte, mas não é isso tudo que estão falando. Dito isso, se quiser conferir, o filme está disponível na Netflix. Os fãs consideram a continuação melhor que o original.

The After Party

O mais brilhante de todas as revisitações do gênero, The After Party está escondida na Apple TV Plus. É hilária, é original, é surpreendente e o melhor, é o início de uma franquia. O crime é recontado na primeira pessoa – em cada episódio – pelas testemunhas, mas uma delas é o/a assassino/a. Se estiver atento, dá para pescar as incongruências de cada depoimento e decifrar quem matou, mas mesmo que consiga acertar (como eu) nada impede de embarcar com todo coração até o fim. Sou muito fã da série, a melhor de 2022 para mim.

Veja Como Eles Correm

O longa abertamente voltado para o universo de Agatha Christie tem o desafio de superar os limites do tempo para os contos da autora. Refilmagens de Assassinato no Expresso Oriente e Morte no Nilo, com Kenneth Branagh como Hercule Poirot não desperta a mesma curiosidade na geração mais nova nem traz elementos novos para quem conhece as histórias. Mas Veja Como Eles Correm, disponível na StarPlus, consegue trazer surpresas para uma história que está em cartaz há 70 anos em Londres, A Ratoeira.

A história da peça é inspirada em fatos reais e o roteiro usa pessoas reais – Richard Attemborough, Agatha Christie e outros – para brincar com metalinguagem e cutucar os imitadores. Extremamente divertido e inteligente, superior à Glass Onion, uma pérola de 2022.

Only Murders in the Building

Outra série sensacional que está na Starplus, Only Murders in the Building é em sua essência “quem matou”, com reviravoltas e revelações. Atualizam a obsessão atual com true crimes e os exageros. ediversões dos clássicos de suspense. É nada menos do que genial, também com roteiros de extrema inteligência e inovação. Nunca poderia ficar fora da lista.

E claro, vale citar que Enola Holmes, também da Netflix, também usa o gênero, por isso vale conferir caso ainda tenha tempo!

Aproveite para exercitar as células cinzentas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s