A trilha sonora de The Last of Us não tem apenas música incidental interessante, inclui um compilado de canções dos anos 1980s também. No piloto encerrou com Depeche Mode e Never Let Me Down e chegando à quase metade da temporada trouxe uma versão acústica de True Faith um dos clássicos da banda New Order.
True Faith tem alguma controvérsia na sua composição. Parte do álbum Substance, de 1987, inclui uma discordância entre os músicos sobre seu sentido. Substance – que é essência ou substância – é também uma referência à drogas em inglês e True Faith é uma canção na primeira pessoa sobre um dependente químico e sua relação com as drogas. No caso de The Last of Us tem vários momentos claros de citações sobre a relação entre Joel e Ellie.
the value of destiny comes to nothing
I can’t tell you where we’re going
I guess there was just no way of knowing
o valor do destino não dá em nada
Eu não posso te dizer para onde estamos indo
Eu acho que simplesmente não havia como saber


No quarto episódio a ligação entre as duas personagens começa a ficar mais clara, porém Ellie guarda mais segredos do que Joel. Ela o salva de um ataque e acaba sendo forçada a confessar que já matou antes, sem dizer quem ou quando. Joel a deixa seguir armada, mas ela não revela que já estava com uma pistola.
O jogo da Playstation foi um mega sucesso porque desde sempre parecia uma série de TV e a transferência de telas tem sido boa porque tem se mantido fiel ao material original. Em um episódio mais íntimo, Ellie está quebrando a barreira emocional de Joel, mas ambos estão em constante risco. Eles são surpreendidos pelos irmãos Sam e Henry, que estão sendo caçados mas ainda não sabemos a razão. Se no jogo Ellie aprende a tocar violão com Joel e herda seu gosto musical, ainda não chegamos lá na TV. E ainda teremos Take on Me, como vimos no trailer. A calma que estão encontrando escondidos será passageira. Você esperava algo diferente?