Prolixos e emotivos são o pesadelo de quem está cuidando de uma transmissão ao vivo. Já estive nos bastidores para testemunhar a frustração de quem está trabalhando e precisa entregar o tempo certo no ar. Também já trabalhei na programação, onde cada segundo faz diferença literalmente. É uma questão matemática. Além do que, se o evento se estende por horas o público desiste. As regras de toda competição esportiva inclui a cronometragem precisa. Porém, em Hollywood, desde que as transmissões dos eventos de premiação viraram parte do negócio, a dor de cabeça é infinita. Já tentaram de tudo, nos últimos anos a orquestra dá a deixa e começa a interferir até que, em casos extremos, o áudio do microfone é cortado. Só não vi – ainda – seguranças tirando alguém do palco. Mas falta pouco!
No Oscar 2023, o 95º, a Academia já avisou aos indicados: o discurso de agradecimento não deve ultrapassar 45 segundos. Isso mesmo, os vencedores terão menos de um minuto para subir no palco, chorar um pouquinho, agradecer a quem tem que agradecer e liberar o palco. Não é muito tempo. O que estão pedindo é que subam, e digam apenas “obrigado”. Será que vão conseguir?
Em 2001, Julia Roberts mandou parar a orquestra e levou (longos, mas divertidos) quatro minutos no palco para receber seu Oscar. “Eu estou tão feliz. Obrigado. Eu tenho uma televisão, então vou passar um tempo aqui para contar algumas coisas para vocês. E senhor [falando com o maestro Bill Conti], você está fazendo um ótimo trabalho, mas você é tão rápido com essa baqueta. Então por que você não se senta, porque eu posso nunca mais estar aqui”, avisou com uma plateia dando apoio. Julia é rainha e a orquestra ficou quietinha. Julia chegou perto de um dos mais longos, mas não bateu o recorde de Greer Garson, em 1943. Ela ficou no palco nada menos do que sete minutos. Ainda bem que foi o último prêmio daquela noite! O mais curto? Patty Duke, que falou apenas “obrigada”, antes de sair do palco e gastar menos dos que os 45 segundos. Curto assim também não funciona, gente! Vamos ver como nos saímos em 2023!