O BAFTA é o Oscar britânico, assim como seu primo americano, priorizando obras faladas em inglês, e, aos poucos, se abrindo para outras culturas. Por conta dos indicados serem similares em muitas categorias, tem um peso na votação do prêmio da Academia, afinal, a votação ainda está em aberto e ver os vitoriosos no palco reforça a influência para decisão “final”. Com isso, vamos olhar apenas os detalhes que podem trazer “surpresas” para a festa de 12 de março.
A vitória massiva de All’s Quiet On the Western Front assim como Os Banshees de Inisherin pode trazer novidades. Até o momento, os favoritos eram Os Fabelbaums, Top Gun- Maverick ou a pequena produção, Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, mas a produção alemã, refilmagem de um clássico que narra os horrores da Guerra tem muitos admiradores e está ganhando timing na hora que importa. Pode repetir sim o feito na festa americana, até porquê ganhou duas vezes o maior prêmio da noite: Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme do Ano.



Nas categorias de atores, há menos chance de mudanças, mas não podem ser exatamente ignoradas. Se tratando de um prêmio “local”, as vitórias de Kerry Condon e Barry Keoghan, de Os Banshees de Inisherin era “esperada, mas podem tirar de Ke Huy Quan e até de Angela Bassett o franco favoritismo. Diria que será difícil tirar de Angela, uma das poucas representantes negras da noite do Oscar, mas a ver.

Onde o BAFTA sinalizou uma certa “zebra” no ar é na categoria de Melhor Ator. Cate Blanchett vem ganhando de lavada todos os prêmios de Atriz, o SAG Awards deve ser seu também e confirmar que em 2023 ela levará o seu terceiro Oscar (segundo como Melhor Atriz), deixando em aberto apenas a “briga” entre Austin Butler e Brendan Fraser. Igualmente o SAG Awards deve tirar a dúvida, mas além de ter saído na frente de todos com uma impressionante atuação como Elvis Presley, Austin é o menino do momento em Hollywood e com a morte recente de Lisa Marie Presley, triste como seja, resgatou a memória que poderia ter sido esquecida de uma performance perfeita. O filme A Baleia não conseguiu a unanimidade de um Elvis, então tá com cara de que poderemos ver um resultado diferente do que apostei há algumas semanas aqui mesmo no blog.

E vamos falar de moda antes de encerrar. O que foi o tapete vermelho do BAFTAS? Baile Preto. e Branco? A começar por Kate Middleton, resgatando o modelo que usou em 2019 e completando o look com luvas pretas, passando por metade das atrizes de branco e outra de preto, com algumas usando as duas cores… apenas exceções ousaram sair da caixa, e, ainda assim, mantiveram o pastel lilás ou rosa. Quem se destacou? Florence Pugh, de laranja. Uma vida na festa!
Se você quiser saber os spoilers do Oscar 2023, não pode perder o SAG Awards. Vai acontecer domingo, dia 26. No prêmio dos diretores, a dupla Daniel Kwan e Daniel Scheinert levou o reconhecimento por Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo, sendo agora os favoritos, mais ainda do que Steven Spielberg. Falta menos para descobrirmos!