A estreia da terceira temporada de The Mandalorian é para se celebrar. Primeiro, por algumas semanas teremos conteúdo duplo de Pedro Pascal, o pai adotivo do momento que vive uma relação próxima e involuntária com adolescentes nas duas séries que estrela: a da universo Star Wars e em The Last of Us, na HBO. E também, óbvio, marca a volta de Grogu.
Para os iniciados, vale lembrar onde começamos e onde estamos.
Criada por Jon Favreau, The Mandalorian estreou em 2019, com enorme sucesso. A história começa apenas cinco anos após os eventos de O Retorno de Jedi (1983) e a queda do Império Galáctico.
Em um universo ‘pacífico’, Din Djarin (Pedro Pascal), é um caçador de recompensas solitário e seguidor da linha dos Mandalorianos, que nunca podem mostrar seus rostos em público. Ele odeia e desconfia de qualquer droide por responsabilizá-los pela destruição de sua família e planeta. Após terminar um serviço, ele recebe de Greef Karga (Carl Weathers) a missão de recuperar um alvo desconhecido do obscuro planeta Arvala-7 em troca de uma grande recompensa a ser paga por um ex-seguidor do Império, “O Cliente” (Warner Herzog). O alvo, segundo ele, tem 50 anos e um sinal de rastreamento. Ao chegar ao seu objetivo, O Mandaloriano descobre que o alvo – Grogu (cujo nome só é revelado na 2ª temporada)- tem aparência de criança e é um ser da espécie do grande mestre Yoda, também com grande conexão com a Força. Imediatamente penalizado com o provável destino dele, em vez de entregá-lo para o Império foge para protegê-lo e reuni-lo com sua espécie. Claro que é apenas o início de uma longa e perigosa aventura, onde são perseguidos por Moff Gideon (Giancarlo Esposito), que quer usar os poderes de Grogu com a Força.
Na segunda temporada, em 2020, a aventura segue com o Mandaloriano na missão de encontrar outros membros da espécie de Grogu. Com isso, “pai e filho” cruzam com várias personagens no caminho, incluindo Boba Fett e outros clássicos do universo Star Wars como Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff), a legítima rainha de Mandalore da série animada Clone Wars. Logo descobrem que o poder de Grogu é algo exclusivo dos Jedis. Com a ajuda de Ahsoka Tano (Rosario Dawson), eles descobrem o nome e a origem de Grogu, determinando que ele precisa terminar seu treinamento. No entanto, Moff Gideon consegue sequestrar a criança e o Mandaloriano conta com um super time de mercenários para recuperar ‘seu filho’e o Darksaber que está com o vilão. A espada é de interesse pessoal de Bo-Katan porque permite ao portador o direito de governar Mandalore. Em um episódio final de tirar o fôlego, a luta é ferrenha e o Mandaloriano acaba tirando o Darksaber de Moff Gideon, para choque de Bo-Katan porque significa que ele agora é o novo governante de Mandalore. Quando tudo parece sem esperança e eles são cercados por Darktroopers, Luke Skywalker (Mark Hamill) os salva. Ele veio resgatar Grogu de volta ao treinamento dos Jedis. É quando “pai e filho” precisam se separar e o Mandaloriano acaba transgredindo o juramento e removendo seu capacete para que Grogu veja o seu rosto. Grogu vai embora com Luke, mas a tristeza de deixar o Mandaloriano parte o coração de todos.
A nossa história, na verdade, recomeça após os eventos de Book of Boba Fett, onde o Mandaloriano e Grogu se reuniram (a criança preferiu ficar com seu “pai”), então nessa terceira temporada juntos buscam a rendenção do Mandaloriano enquanto a Nova República luta para afastar a Galáxia de sua história sombria. Nessa missão, pai e filho cruzam caminhos com antigos aliados e novos inimigos.
Agora cuidado com os SPOILERS do episódio de estreia, cheio de batalhas, mas muito complicado de seguir para quem não está atualizado com o universo Star Wars e por isso ficou longe da unamidade.
Começamos com Din Djarin ainda tentando se redimir com os “Mandalorianos”, com Grogu ao seu lado. A única maneira de ele ser purificado de seus pecados é nas águas vivas das minas do devastado planeta Mandalore e para chegar lá a dupla luta com seres de outras espécies, navios piratas. Para chegar à Mandalore, Din precisa consertar o andróide IG-11, que se sacrificou na 1ª temporada para salvar Grogu, mas que dá tilt e tenta matar a criança agora. Ainda insistindo no modelo, nossos heróis precisas viajar pela galáxia para encontrar um circuito de memória substituto, e tem que obter permissão de uma ressentida Bo-Katan que – sem a Darksaber – perdeu a liderança. Din e Grogu contam com o apoio de Greef Karga (Carl Weathers), mas, como já é característica da série, as missões originais “se perdem” com os obstáculos que conhecemos a cada episódio.
Com ótimas sequências de luta e um Grogu infalível em sua fofura, o primeiro episódio apresenta os antagonistas da temporada e recuperam os desavisados do que aconteceu na Galáxia nos últimos anos. Uma dinâmica que se paga no final.
