Sobre o caçula de Rhaenyra, Joffrey

O nome “Joffrey” dá arrepios a quem assistiu Game of Thrones e por isso quando o namorado de Laenor foi apresentado, mesmo antes da tragédia da festa do casamento, muita gente desconfiou de que dali não viria final feliz. Dentro do arranjo entre Laenor e Rhaenyra (Emma D’Arcy), havia a expectativa de que um de seus filhos homenageasse o “amigo” Sor Joffrey Lonmouth, mas a Rainha evitou até que não houve mais alternativa. O caçula do casal, o último a nascer em King’s Landing, foi batizado como Joffrey Velaryon.

Na 1ª temporada foram os irmãos de Joffrey, Lucerys e Jacaerys – Luce e Jace – que ganharam destaque porque a relação tóxica dos meninos com seus tios, Aegon e Aemond, refletia o que Rhaenyra e Alicent (Olivia Cooke), disfarçavam. Em outras palavras: por causa do ódio mútuo e desfonfiança. Diz o livro e vimos na série House of the Dragon, que Viserys I adorava os netos e por isso se fazia de surdo para as fofocas que sugeriam que os meninos não eram Velaryons (mas sim Strongs), contribuindo para que a tensão fosse crescendo. A série mudou o papel de Joffrey, reduzindo sua participação. Por exemplo, ele foi o pivô da luta que custou o olho de Aemond, porque o tio o agrediu e por isso ele chamou seus irmãos para tomar satisfação. Mas, mesmo sem aparecer logo de cara, seu destino é um dos pontos traumáticos da possivelmente terceira temporada.


Como vimos no final da temporada, Lucerys e Arrax foram mortos por Aemond Targaryen e Vhagar, quando retornavam de uma missão considerada inicialmente mais segura do que a de seu irmão Jacaerys, que foi para o Norte e a dor da perda de um de seus filhos vai mudar a decisão de Rhaenyra, que estava tentando evitar derramamento de sangue.

Joffrey, ou Joff, assim como seus irmãos, tem traços que lembram mais Ser Harwin Strong do que Laenor Velaryon e certamente o veremos logo no 1º episódio da segunda temporada, consternado e jurando vingar Luce. Para isso, mesmo tendo apenas 11 anos, tenta montar Tyraxes, mas é impedido por sua mãe e avós, Ser Corlys Velaryon e Rhaenys Targaryen. O príncipe pode até ser jovem para voar, mas uma das alianças que Jace vai fazer em nome de Rhaenyra é prometer que Joffrey se casará com a filha mais nova de Lord Desmond Manderly, com isso assegura o apoio de Porto Branco aos negros, uma vitória estratégica vital para a causa da Rainha.

A cada perda de um filho torna Rhaenyra ainda mais super protetora dos sobreviventes. Quando Jace manda Joff para defender o Vale de Arryn contra os dragões de Aegon II, ele só pode ir acompanhado de Rhaena Velaryon, sua prima. Os dois conseguem uma vitória importante, mas a tragédia volta a abalar a família. A trágica morte de Jace fez de Joffrey o herdeiro do Iron Throne e assim que pode, Rhaenyra faz um grande evento para anunciá-lo como Princípe de Dragonstone. Claro que dura pouco.

Quando a multidão – incitada por Ser Larys Strong – se revolta e começa a atacar os dragões, Joff implora à mãe para deixá-lo ir lutar. Ao ter uma nova negativa, ele a desobedece e sobe em Syrax para chegar ao Fosso do Dragão. Porém a dragão não o reconhece e o derruba. A queda de mais de sessenta metros foi fatal: o corpo caiu em Flea Bottom, quebrando as costas, se cortando e sendo perfurado por sua própria espada. Fica pior.

Ao ver o corpo do príncipe a multidão partiu para o saque, literalmente despedaçando seu corpo no saque, cortando cabeça, pé e mãos atrás das joias e roupas. Três dos sete cavaleiros enviados por Rhaneyra para ajudá-lo foram mortos tentando recuperar os restos. Conseguiram levá-los para uma Rhaenyra desconsolada.

A morte de Joffrey encerra a linhagem dos Velaryons (e dos Strongs?), pois em seu lugar é Aegon III, o jovem, – filho de Rhaenyra e Daemon Targaryen – que é anunciado como herdeiro do Iron Throne,.

Prontos para sofrerem com House of the Dragon?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s