Muito antes de Stranger Things (re) popularizar Running up that Hill, de Kate Bush, há uma canção que frequentemente emociona, seja em filmes ou séries: This Woman’s Work. Ela aparece no filme A Mãe (The Mother) assim como em O Pior Vizinho do Mundo e é uma das composições mais lindas do rico repertório da cantora. Mais ainda, teve destaque na segunda temporada da série The Handmaid’s Tale.
Tocada pela primeira vez na comédia romântica de John Hughes, Ela Vai Ter Um Bebê, de 1988, é mais uma canção na primeira pessoa, que é tão característico de Kate e que se encaixa perfeitamente para o personagem de Kevin Bacon. Na comédia romântica, Jake (Kevin Bacon) está em crise por ser pai de primeira viagem, mas quando quase perde a esposa, Kristy (Elizabeth McGovern) e o bebê em uma complicação no parto, revê seus problemas e lembra os momentos felizes, temendo perdê-los.
John Hughes sabia que a cena seria a principal do filme queria usar o cover da banda This Mortal Coil para a canção de Tim Buckley, Song to the Siren. Porém não teve autorização. A canção, de 1967, é um dos maiores sucessos de Buckley e fala sobre um amor não correspondido, mas era tanto o clima como o ritmo pensado para o filme. Sem alternativa, Hughes encomendou uma canção original para a genial Kate Bush, que teve que manter o andamento e as imagens já gravadas para fazer sentido.

Sendo a artista que sempre foi, ela soube tirar o melhor da situação. A letra é (em tese) na perspectiva de um homem e casam exatamente com os elementos visuais já gravados. Mas como era o auge da MTV, ela inverteu a história. Dirigido por ela mesma, Kate colocou a mulher – This Woman’s work, afinal – no centro da trama. Canta sobre oportunidades perdidas, sobre pequenos momentos que são os mais importantes quando olhados pra trás.Em um jantar, um casal (Kate e Tim McInnerny, vocalista da banda Blackadder) estão juntos quando ela passa mal e é veda às pressas para o hospital. Enquanto espera, ele relembra de tudo que viveram e fica desesperado por sua possível morte. A história termina de forma inconclusiva.
This Woman’s Work passou a ser um dos hits mais populares de Kate Bush e uma favorita de diretores, desde então. Foi incluída no album The Sensual World e regravada em 2011, no Director’s Cut, com uma nova versão mais suave.
Será que ela vai cantá-la na cerimônia do Rock And Roll Hall of Fame?