No penúltimo episódio de Ted Lasso, Beard me representa. Todos, incluindo Ted, já perdoaram Nate pelo que fez no final da segunda temporada. Beard, não. Eu só aceito porque a série vai acabar e aparentemente Nate escreveu “sessenta páginas’ pedindo perdão à Ted. Mas o que Nate fez, é muito pior do que é representado na série.

Por ciúme, inveja e crueldade Nate expôs Ted, o humilhou e o maltratou, sem mencionar todo o resto de tentar minimizar e até destruir a liderança dele no time. Nate também humilhou e maltratou Will de graça, porque podia. Ted estava passando por sérios problemas pessoais e psicológicos e Nate – sabendo disso – escolheu ser mau com ele. Beard sabe disso e não consegue superar porque Ted é honestamente uma boa pessoa e foi abusada deliberadamente por isso. NO ENTANTO, Ted sugere que é melhor perdoar a pessoa por uma ação errada e apostar que ela acertará em uma segunda chance. Beard (e eu) sabemos que é a verdade. Ninguém está isento de erros.
E é assim que Ted Lasso se prepara para se despedir de seus fãs apaixonados: perdoem. Perdoem a si mesmos, a seus pais e amigos que infligiram dor, por engano, por boa intenção ou por suas fraquezas, ou mesmo, fragilidades. Exemplos não faltam.
Nós perdoamos e torcemos por um vaidoso e falho Jamie Tartt, agora uma nova pessoa desde que ele ganhou uma nova chance no AFC Richmond. Jamie tem ele mesmo alguns perdões a ganhar (da torcida do Manchester City) e a conceder (seu pai). Com a ajuda de Ted, ele consegue.
O triângulo amoroso transformado no melhores amigos do universo – Keeley, Roy e Jaime – também estão definindo a base de um relacionamento mais saudável. Aparentemente Roy quer pedir Keeley em casamento e parece que ela não quer mais emendar namorados e namoradas. Eu apostava mais no exemplo saudável de uma mulher independente antes do evento com Jack, mas não com Roy. Por outro lado, chega de determinar felicidade eterna apenas com casamentos! Guardemos isso para #tedbecca! (Paradoxos!!!!)

Agora que Rebecca perdoou Rupert, também sua mãe e está feliz, só falta perceber que já convive com sua alma gêmea há anos. De novo as dicas de #tedbecca estão lá, em especial quando eles vêem Mensagem para Você. Sam trocou um olhar com ela quando ouvimos a frase de Meg Ryan ‘”eu queria que fosse você”, mas ela se aplica mais à Ted. No filme de Norah Ephron, Meg Ryan e Tom Hanks se apaixonam online sem saber quem são, mas ao mesmo tempo vão ficando amigos na vida real. Quando descobrem suas identidades, ficam juntos. A dica de Ted que prefere Sintonia de Amor só reforça a esperança dos fãs, mas falaremos já sobre isso.
Voltando aos perdões, Beard compartilha com Nate sua história com Ted e ela é repleta de surpresas, mas, acima de tudo, calcada em perdão. E Ted? Ele nunca condenou Nate por nada do que aconteceu. Lidando com uma visita surpresa de sua mãe, Ted finalmente enfrenta fantasmas do passado, muitos “Okhalomas” onde tira do peito todas as verdades omitidas ao longo da vida. E Dottie Lasso dá o golpe final: diz que viajou para Londres para conversar com o filho sobre a saudade que Henry sente do pai. Para um Ted que já vinha sofrendo com isso? A gente já sabe o que ele decidiu.

Rebecca mantém o ritual de ‘bombas da verdade’ com Ted, mas no segundo ano juntos, já não há mais segredos entre eles. E Ted a prepara, ele sim tem uma revelação a fazer. Ele a ama. Ha! Ainda não gente, como Sopranos, os créditos cortam a conversa dos dois. Mas será sua demissão, não a declaração de amor. Para os #tedbeccas, lembremos como era Sintonia de Amor. Duas pessoas que não se conhecem, são “unidas” por um menino que segue a fórmula de Tarde Demais para Esquecer (An Affair to Remember): um casal apaixonado (mas ainda comprometidos com terceiros) combina de se reencontrar um ano depois no Empire State, quando estiverem desimpedidos e ainda apaixonados. No original é um drama, mas em Sintonia de Amor, o início de uma história de amor.
Isso é uma dica? Nesse caso, quero que Ted e Rebecca se inspirem em Harry e Sally, também escrito por Norah Ephron: Quando você percebe que quer passar o resto de sua vida com alguém, quer que o resto de sua vida comece o mais rápido possível.
Eu acredito em Ted Lasso.